Será que o cruzamento de um touro Gir com Nelore dará boa produção de bezerras para a produção de leite e bovinos machos bons para o corte? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada com quem mais entende desse assunto.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista Heleno Ferro, de Minador Negrão (AL). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 12.
Ele escreveu para o Giro do Boi dizendo que comprou um lote de 20 novilhas Nelore e um touro Gir.
Quem respondeu as dúvidas foi o zootecnista Guilherme Marquez, especialista em genética e manejo de gado leiteiro no País e um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
No entanto, o especialista não recomenda o cruzamento de touro Gir com vacas específicas para o corte, como é o caso das fêmeas Nelore.
O ideal seria o Girolando ⅝, ou o Guzerá leiteiro. Também dá para utilizar a opção do Tabapuã com o Guzerá.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.
Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].