Seu dinheiro é capim e o capim é a forma mais barata para a alimentação do gado. Com uma forragem bem cuidada e bem manejada a engorda de bovinos está muito mais competitiva. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa história.
Quem explica de pasto ser o alimento mais barato para produção de carne bovina foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello, professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais.
O tema é um dos assuntos que faz parte da nova série “Seu Dinheiro é Capim” no Giro do Boi. A pesquisadora é mentora da área de pastagens do programa de gestão Fazenda Nota Dez.
O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos, doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Tipos de capins para o gado
As plantas forrageiras são plantas que vão desempenhar um benefício nutricional para os bovinos, promovendo seu desenvolvimento e engorda.
A pesquisadora relata que há duas grandes famílias entre as plantas forrageiras: as gramíneas e as leguminosas.
“Quando se fala em capim, estamos falando de gramíneas”, diz Martuscello.
E quanto mais manejado e cuidado for esse capim, melhor ele será como um fonte de alimento para o gado.
Isso significa que capins têm mais proteína do que fibras, o que renderá mais produção de carne e leite.
Especial “Seu Dinheiro é Capim”
São um total de 12 episódios da série “Seu dinheiro é capim”. Entre os temas abordados estão o tipo ideal de capim para a sua região e o manejo, as formas de utilização dos pastos, a diferença entre custo, preço e o valor do capim, além de sua implantação e manutenção.
Acompanhe o Giro do Boi e confira os demais episódios. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.