ENTIDADE CENTENÁRIA DO AGRO

SRB quer intensificar a imagem do agro brasileiro internacionalmente

Confira na entrevista com o produtor rural Sérgio Luís Bortolozzo, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), como serão os esforços da entidade no triênio 2023-2025

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) tem uma diretoria nova e que deve intensificar o trabalho na promoção da imagem do agro brasileiro internacionalmente. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes desta proposta.

A proposta de melhorar a imagem do agro lá fora é um dos destaques da pauta da nova diretoria da SRB. O produtor rural Sérgio Luís Bortolozzo é o novo presidente da entidade para o triênio 2023-2025.

“Temos um patamar competitivo. O mundo já vê o agro brasileiro dessa forma, por isso temos de, cada vez mais, informar melhor esse cliente internacional”, diz Bortolozzo.

O Giro do Boi entrevistou o produtor nesta quarta-feira, 5. Bortolozzo assumiu a função após ser eleito, no início de fevereiro, pelo Conselho Superior da SRB.

Fundada em 1919, a entidade está prestes a fazer 104 anos, no próximo mês de maio. A SRB trabalha na representação política em defesa do setor agropecuário para o desenvolvimento do Brasil.

As pautas da SRB até 2025

Peões conduzindo um rebanho de bovinos pela fazenda. Foto: Divulgação
Peões conduzindo um rebanho de bovinos pela fazenda. Foto: Divulgação

Além dos esforços para a melhoria da imagem do agro internacionalmente, a entidade também quer atuar fortemente na interlocução com o governo federal e com os Estados.

A ideia é dar visibilidade às pautas que garantam, principalmente, a segurança jurídica, o direito de propriedade e o livre comércio dos produtores rurais e do agronegócio como um todo.

Os temas de sustentabilidade e de compromisso de uma agropecuária de baixo carbono estão no centro das pautas da entidade até 2025.

Quem é o novo presidente da SRB?

Sérgio Bortolozzo durante a posse na SRB. Foto: Divulgação
Sérgio Bortolozzo durante a posse na SRB. Foto: Divulgação

Bortolozzo é produtor rural e filho de produtores de Araraquara, interior de São Paulo. Ele omandará a SRB ao lado de destacados nomes do agronegócio brasileiro, como Marcelo Schunn Diniz Junqueira, João Adrien e Cesário Ramalho da Silva, que atuarão como vice-presidentes.

Nas últimas décadas, Bortolozzo destacou-se pela atuação em diferentes entidades representativas do agronegócio.

Entre elas estão a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e a Maize International Alliance (Maizall), que reúne produtores de milho dos Estados Unidos, Brasil e Argentina.

O produtor rural ainda preside a Câmara Setorial do Milho e Sorgo, ligada ao Ministério da Agricultura (Mapa).

Em 2021, recebeu o convite oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o chamado Champions Network for the Food System Summit, grupo de lideranças que preparou o debate para a Cúpula de Sistemas Alimentares.