O fim de semana no Rio Grande do Sul será chuvoso, com a frente fria trazendo volumes significativos de chuva, especialmente no Centro-Norte do estado, onde os acumulados podem passar de 100 mm a 150 mm em três dias. As informações são do Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, exclusivamente para o site do Giro do Boi. Assista ao vídeo abaixo.
Embora não haja chance de enchentes, há risco de tempo severo, com fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. Essas condições podem provocar alagamentos, deslizamentos e prejudicar as operações agrícolas.
Impacto na pecuária e riscos associados
Essas altas temperaturas, especialmente acima de 34°C a 35°C, podem provocar estresse térmico no gado em confinamento e aumentar o risco de focos de incêndio.
A ausência de chuvas também não favorece a recuperação das pastagens, dificultando as operações no campo e a manutenção da saúde dos rebanhos.
Previsão específica para esta sexta-feira
Para esta sexta-feira, a previsão é de sol em praticamente todo o país, com uma nova frente fria avançando sobre a região Sul. No centro-oeste, as temperaturas continuarão elevadas, variando entre 32°C e 33°C.
Este padrão se repete na região Sudeste, onde o calor prevalece. A chuva se limitará à região Norte e ao litoral do Nordeste, começando a avançar no sul do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.