Será que nelore e tabapuã dão boas matrizes?

A resposta é do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

O quadro “Giro do Boi Responde” desta quarta-feira, 13, tirou mais uma dúvida do telespectador, desta vez do pecuarista Fabrício Gonçalves, do município de Formiga (MG).

Ele diz que fará um experimento de inseminação com suas novilhas nelore PO que possam dar boas matrizes para gerar bons bezerros de corte para venda. A dúvida é se esse cruzamento dará certo.

A aposta é mais do que certa, segundo o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

“O cruzamento do zebu com zebu, no seu caso o nelore com o tabapuã, forma o que a gente chama de tabanel, é uma das opções, sim, porque o cruzamento entre raças zebuínas dá o que nós chamamos de heterose que é o vigor híbrido a complementaridade, entre as raças”, diz Abreu.

Confira a resposta do especialista na íntegra no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre opções de cruzamento e demais dúvidas relacionadas com o dia a dia da fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].