A história de Shiro Nishimura, 75, na pecuária brasileira ganhou notoriedade e respaldo a partir de um trabalho de dez anos de seleção sistemática no seu rebanho. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
Nishimura foi o grande entrevistado do programa Giro do Boi desta quinta-feira, 22, no quadro “Orgulho de Ser Pecuarista”. Ele esteve no estúdio do Canal Rural em São Paulo.
Ele é hoje presidente da Associação da Confraria da Carcaça Nelore (ACCN) e está à frente da fazenda Araponga, em Rondonópolis (MT).
Através da avaliação de seu rebanho pela técnica de ultrassonografia de carcaça, o produtor passou a identificar os bovinos Nelore que mais tinham predisposição para o marmoreio na carne, um dos índices que garantem qualidade na carne.
“Foi a partir deste exame de ultrassonografia de carcaça que passei a selecionar os animais que eu queria em meu rebanho e descartar o que eu não queria”, diz Nishimura.
Criação de Associação da Confraria Carcaça Nelore de Qualidade
Foi a partir de um grupo de WhatsApp entre pecuaristas e técnicos agropecuários que nasceu a Confraria Carcaça Nelore. A busca dos integrantes seguia o mesmo propósito em buscar o melhoramento do gado Nelore para questões da qualidade da carne.
Na Fazenda Araponga, o criador aperfeiçoa ano a ano a seleção para a qualidade, oferece a genética em sua região e também a muitos membros da Confraria espalhados por todo o Brasil.
Em agosto de 2021, os integrantes do grupo de WhatsApp formam a Associação da Confraria da Carcaça Nelore (ACCN), na época, presidida pelo saudoso pecuarista Humberto Tavares.
Atualmente a entidade conta com mais de 60 produtores, e estão mostrando que o Nelore pode ter índices de marmoreio alto, de mais de 3%.