“Qual capim usar em área de encharcamento? Aqui o Mombaça é muito bom, porém ele entre em dormência e a praga entra”, questionou Igor, telespectador da região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Ele quer alternativas que vão além da Humidicola e Quicuio.
+ Cigarrinhas, cupins, lagartas… como combater as principais pragas das pastagens?
“Você disse que o Mombaça é muito bom para áreas encharcadas, porém o que acontece? Mombaça não tolera encharcamento. Ele tolera um solo bem úmido, mas encharcado ele não aguenta. Ele começa a amarelar e morre. Ou então sofre bastante”, explicou ao telespectador o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z.
“Eu recomendaria o que você mesmo comentou: a Humidicola. Humidicola e Quicuio são a mesma coisa. Quicuio é um nome mais popular que o pessoal usa. Mas a Humidicola é muito boa. Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas. Porém não são de sementes, são de mudas. Outra que você pode plantar é a Setária, que vai muito bem. Dictyoneura também vai bem. E nós vamos ter daqui um tempo braquiárias que vão tolerar encharcamento sendo lançadas, e aí a gente vai ter uma diversidade maior para você”, projetou Pires.
+ Conheça pontos fortes e fracos da Humidícola e recomendações de uso
+ Comitiva de fêmeas Nelore faz a travessia das águas no Pantanal; confira o vídeo
Leia publicação da Embrapa relacionada ao tema:
+ Opções Forrageiras para Áreas Sujeitas ao Encharcamento ou Alagamento Temporário
Assista a resposta completa no vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa