Nesta terça, 31, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, respondeu à dúvida de Dercival Freire, de Cabrobó, no sertão pernambucano. O produtor busca saber qual a melhor variedade de capim para as características da região onde está a sua fazenda, no sertão do São Francisco em Pernambuco, pleno clima semiárido.
+ 4 perguntas para o pecuarista responder antes de escolher o capim ideal
“A gente tem gramíneas que você pode plantar aí no sertão de Pernambuco, mas tem que chover um pouquinho, Dercival. Quais as gramíneas que toleram um baixo índice de chuva, algo em torno de 300 mm por ano? Um muito bom que você pode plantar é o buffel grass biloela, ele aguenta bastante, é bastante produtivo, mas ele vai dar capim somente na época das águas e aí chega na seca ele sofre e não produz. Outro capim que você pode plantar é o urocloa. O urocloa é muito bom, um material excelente também produz muito na época das águas, produz semente também, ele é bastante resistente, bastante tolerante à seca. Mas chega na seca, também se acaba. Outro capim capim que você pode plantar que é muito tolerante ao estresse hídrico é o andropogon. O andropogon tem um sistema radicular bastante profundo e ele consegue tolerar a seca. Um outro capim que você poderia plantar também a Brachiaria decumbens. Brachiaria decumbens é um braquiária boa, é uma braquiária que tolera bastante, muito plantada no Nordeste brasileiro. A partir do ano que vem nós vamos ter saindo no mercado, provavelmente se sair o registro dela, uma braquiária chamada camelo. Esta braquiária é nova que vai ser lançada, um híbrido que vai ser lançado no mercado e ele tolera até 300 mm de chuva também, bastante tolerante, e aí nós vamos lembrar de você e recomendar esta braquiária para você plantar”, listou Pires.
O agrônomo fez ainda outra recomendação ao pecuarista para aumentar a sua produtividade. “Não esqueça, meu amigo, de jogar um adubinho na época das águas para aumentar o enraizamento do seu capim e ter uma vida melhor em plena seca”, finalizou.
+ Aprenda a fazer adubação de pasto
Veja a resposta completa no vídeo abaixo: