É recomendável por espécies de planta aquática para limpar e filtrar a água do gado? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta.
Quem enviou a dúvida ao Giro do Boi foram os telespectadores Cloves Camilo de Leoberto Leal (SC) e João Carlos Mustafa, de Prata (MG).
A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 20.
O esclarecimento foi dado pelo médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em assunto relacionados à qualidade e importância da água para o gado.
De fato, as plantas aquáticas, podem ser um bom recurso em áreas de aguada natural para filtrar e limpar a água, tirando contaminações como coliformes fecais e metais pesados.
No entanto, elas não são recomendadas para bebedouros artificiais pois as plantas passam a ter um ciclo de vida mais acelerado e pode piorar a qualidade da água e até atrapalhar o acesso do bovino à água.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].