MANEJO REPRODUTIVO

Parto gemelar: fazenda está com muita incidência. Saiba o que pode ser

Confira as possíveis causas com o médico veterinário Argeu Silveira, diretor técnico da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP)

Uma dúvida sobre parto gemelar em vacas de corte tem chamado a atenção de um pecuarista. Assista ao vídeo abaixo e confira o que pode estar acontecendo.

A dúvida foi enviada por Nilton Augusto, da fazenda Pau d’Arco, no município de Cotegipe (BA). Ele mandou um WhatsApp para o Giro do Boi perguntando se é normal o parto de gêmeos em vacas de cria.

O produtor já registrou três partos gemelares em vacas que receberam o protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

A possível causa pode ser um problema na dosagem do Novormon. O medicamento faz a indução da ovulação e superovulação em espécies de animais como os bovinos.

“Quando tem IATF com partos duplos, tem de baixar a dosagem do Novormon, pois não é recomendável nascer dois bezerros”, diz Silveira.

O médico veterinário diz que podem nascer dois bezerros fracos, e se nascer um macho e uma fêmea, a fêmea será certamente infértil.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais questões que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].