A mortalidade de bezerros até os dez meses de vida do animal chega a cerca de 7% em fazendas de cria no País, segundo um dado da Embrapa. Um cuidado especial da sanidade dos animais pode zerar essa taxa. Assista ao vídeo abaixo e saiba como se pode fazer isso.
O Giro do Boi desta terça-feira, 21, conversou com o zootecnista Rodolfo Resende. Ele deu importantes dicas para reduzir a morte de bezerros na fazenda.
“De fato, esta taxa de 7% é muito alta, no entanto, com um calendário sanitário adequado o produtor pode reduzir essa mortalidade”, diz Resende.
Resende é consultor de demanda de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal. O caminho para a redução dessa taxa é nos primeiros 30 dias de vida do bovino.
Quais os cuidados sanitários com o bezerro?
Assim que nasce, o bezerro precisa receber o máximo de atenção e cuidados para manter a sua saúde.
O primeiro cuidado é fazer o animal mamar o colostro da vaca, que é o primeiro leite que a mãe dá ao filhote.
Esse alimento funciona como uma espécie de vacina que vai preparar as defesas naturais do bezerro contra os patógenos do ambiente.
Na sequência, vem a cura do umbigo que deve ser feita com a queima do umbigo com tintura de iodo durante os três ou cinco dias de vida do animal.
“Dependendo do ambiente da fazenda, é estabelecido um calendário sanitário contra ecto e endoparasitos que podem comprometer a saúde dos animais”, diz Resende.
A prevenção a doenças parasitárias evitam que outras doenças possam surgir. As verminoses debilitam a saúde dos bezerros, baixando a imunidade.
Definindo um calendário sanitário próprio para a fazenda
Uma das ferramentas da Vetoquinol no País é o Sanivet, que auxilia o produtor a estabelecer um calendário sanitário próprio para a fazenda.
A ferramenta fica disponível para os técnicos da companhia e, numa visita a uma propriedade, eles podem montar o calendário ideal.
Considerando os problemas em relação aos quais o pecuarista deve se preparar, é feito o cronograma sanitário da fazenda, prevendo gastos em momentos críticos.
Assista ao vídeo acima e confira detalhadamente as medidas para manter 100% da bezerrada viva, que é um dos principais ativos de uma fazenda de cria.