FRIBOI DAY

Fazenda centenária recebe 450 pecuaristas para mostrar produção sustentável

Confira um pouco da história da fazenda Campanário, que sediou um dos primeiros encontros com pecuaristas do País para mostrar os exemplos de uma produção de gado rentável e em equilíbrio com o meio ambiente. Assista ao vídeo

Um dia de campo especial foi realizado na centenária fazenda Campanário. A propriedade recebeu 450 pecuaristas para mostrar como funciona na prática uma produção sustentável. Assista ao vídeo abaixo e confira esta história.

Com mais de 100 anos de fundação, a Campanário, localizada no município de Laguna Carapã (MS), sediou o primeiro Friboi Day, realizado pela Friboi neste mês de novembro.

Trata-se de um dos maiores encontros de pecuaristas de todo o Brasil.

O evento é o primeiro de uma série de dias de campo que servirão para inspirar produtores, mostrando a sustentabilidade das fazendas que investem em tecnologia na produção de carne.

O objetivo é passar por grandes fazendas de pecuária, num dia de apresentações e oficinas dinâmicas, práticas e de fácil entendimento.

A Campanário foi escolhida para dar início ao Friboi Day, mostrando como é possível produzir o gado com eficiência e aliada com a preservação ambiental.

Legado na boa produção de gado da fazenda centenária

Foto história da fazenda Campanário, no interior de Mato Grosso do Sul. Foto: Reprodução
Foto história da fazenda Campanário, no interior de Mato Grosso do Sul. Foto: Reprodução

Fundada em 1910, a Campanário foi um destaque na história do agro brasileiro e despontou na produção de erva mate.

Atualmente, o carro-chefe é a produção de grãos e gado de corte, num dos projetos de referência em integração, boas práticas, manejo e sustentabilidade.

O pecuarista Renato Barbosa, mais conhecido como “Tô”, titular da fazenda, foi o grande influenciador para a transformação da Campanário quando adquiriu a propriedade em meados da década de 1970.

“A fazenda naquela época não era aberta. Tinha mato, campo e Cerrado. Já estou aqui labutando durante 50 anos e acho que consegui fazer alguma coisa”, diz o produtor.

Assim como o pai dele, que rodou o mundo 88 vezes, Tô também viajou o mundo passando pelos Estados Unidos, Europa e até pela África do Sul para trazer as técnicas e tecnologias para serem aplicadas na Campanário. Isso tornou possível o que a propriedade é hoje.

Friboi Day é solo fértil para inspirar mais pecuaristas

Vista aérea da sede da fazenda Campanário. Foto: Reprodução
Vista aérea da sede da fazenda Campanário. Foto: Reprodução

O evento Friboi Day tem tudo para ser um solo fértil para inspirar mais pecuaristas.

A proposta é desenvolver mais outros eventos como o da Campanário, segundo Fábio Dias, diretor de Relacionamento com o Pecuarista Friboi.

“Estamos numa jornada de busca de exemplos de produtores que fazem, hoje, uma pecuária que já é NET zero, que é sustentável e que já sequestra todo o carbono”, diz Dias.

Além de mostrar as técnicas e manejos para ajudar o produtor, a companhia também explorou todos os serviços que estão à disposição das propriedades como tecnologias de transporte e logística, fertilizantes e, auxílio e suporte à regularização através da Pecuária Transparente e Escritórios Verdes.

Confira no vídeo abaixo alguns momentos extras do primeiro Friboi Day, na fazenda Campanário.