Expozebu 2018: criadores de mais de 30 países já confirmaram presença

Evento terá inauguração de monumento que celebra os 80 anos desde que o Ministério da Agricultura delegou à ABCZ o serviço de Registro Genealógico das raças zebuínas

Nesta segunda, 23, o Giro do Boi levou ao ar entrevista ao vivo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Arnaldo Machado Borges. Em conversa com o apresentador Mauro Sérgio Ortega, Arnaldinho, como é conhecido, falou sobre a programação da 84ª edição da Expozebu e os avanços dos programas PMGZ e Pró-Genética.

A feira será oficialmente realizada entre 28 de abril e 06 de maio. No entanto, ao final do dia 27, já haverá programação relativa ao evento no Museu do Zebu. Já no dia 28, às 8h30, na Praça das Bandeiras dentro do Parque de Exposições Fernando Costa, ocorrerá o lançamento oficial da Expozebu 2018 com uma homenagem aos criadores dos 24 primeiros animais de cada raça zebuína (Brahman, Cangaian, Gir, Gir Mocho, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Nelore com variedade de pelagens, Nelore Mocho com variedade de pelagens, Sindi, Tabapuã) que obtiveram Registro Genealógico. A homenagem inclui um monumento que celebra os 80 anos que o Governo Federal atribuiu à ABCZ o serviço de emissão de RGD das raças.

A Expozebu contará também com a presença de criadores de todo o mundo. “Já está confirmada a presença de criadores de mais de 30 países, nós vamos ter a reunião da Ficebu (Federação Internacional dos Criadores de Zebu), que é a associação da qual participam todas as entidades responsáveis pelo melhoramento das raças zebuínas”, adiantou Borges.

Mas não é apenas a Expozebu que marca o calendário de 2018 da ABCZ. Ao menos outros dois grandes acontecimentos terão destaque neste ano, destacou o presidente da associação. “Esse ano nós temos três momentos importantes para a ABCZ e para os criadores de Zebu. São os 80 anos do registro genealógico, que foi uma delegação do Mapa. Os primeiros animais registrados foram no Parque da Gambeleira, em Belo Horizonte, em 1938, com a presença do presidente Getúlio Vargas, do ministro da Agricultura Fernando Costa e este ano na Expozebu estamos comemorando estes 80 anos. Na ExpoGenética, em agosto, nós vamos estar comemorando também 50 anos do programa de melhoramento das raças zebuínas e os 40 anos do controle leiteiro, então serão dois momentos também muito importantes”, listou Arnaldo Borges.

Veja a entrevista completa de Arnaldo Borges ao Giro do Boi desta segunda pelo vídeo abaixo: