SEM ESTRESSE

Desmama racional faz o manejo ser mais tranquilo e rentável na fazenda

Confira as vantagens da desmama feita lado a lado na entrevista com a zootecnista Cintia Marcondes, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste

A desmama racional está ganhando cada vez mais espaço nas fazendas de cria por facilitar o manejo, e, mais: traz muito retorno econômico. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa história.

Quem falou da técnica foi a zootecnista, mestre em zootecnia e doutora em ciências biológicas Cintia Marcondes. Ela participou do programa Giro do Boi desta quinta-feira, 11.

“A desmama racional ou a desmama lado a lado permite que usemos nossa racionalidade no entendimento do comportamento animal”, diz.

Ela é pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), e desde 2014 vem avaliando o sistema de desmama de bezerros feito lado a lado.

O que é a desmama racional?

Piquetes de separados de pastagem para vacas e seus bezerros. Foto: Gisele Rosso /Embrapa Pecuária Sudeste
Piquetes de separados de pastagem para vacas e seus bezerros. Foto: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste

A desmama racional pode possuir diversas formas, mas o princípio é que vacas e seus filhotes, bezerros com cerca de oito meses de idade, fiquem próximos durante o período de desmama.

Os bezerros ficam separados das vacas apenas por um corredor, em pastos diferentes, onde mãe e filho mantêm contato visual, auditivo e olfativo.

A técnica de manejo faz parte de práticas de bem-estar animal, pois promove mais tranquilidade aos animais justamente no período de desmama que é de maior estresse tanto para a vaca quanto para o bezerro.

As vantagens da desmama racional

Peão manejando bezerros para desmama racional. Foto: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste
Peão manejando bezerros para desmama racional. Foto: Gisele Rosso/Embrapa Pecuária Sudeste

O método diminui o estresse causado pela separação, melhorando o bem-estar e a produtividade.

A partir da desmama racional, percebeu-se que, aos 12 meses de idade, o ganho de peso dos bezerros foi superior aos desmamados da forma tradicional.

As fêmeas, também com 12 meses, quando mensurado o temperamento, foram menos reativas do que as desmamadas pelo método convencional.

“Já tem estudos que comprovaram que a desmama racional proporciona que sejam mais eficazes as aplicações de uma vacinação ou uma vermifugação nos bezerros”, diz Marcondes.

A pesquisadora ressalta que essa prática pode ser adequada de acordo com as condições estruturais de cada propriedade.

Entre essas estruturas estão pastos adjacentes com cerca reforçada ou pastos próximos com corredor no meio, por exemplo. Também é necessário o treinamento da mão de obra para adequar a propriedade para essa estratégia.

Método convencional de desmama

Lote de bezerros na desmama. Foto: Divulgação
Lote de bezerros na desmama. Foto: Divulgação

Em contrapartida, no desmame tradicional, o bezerro é apartado da mãe e levado a locais distantes para que não haja contato.

Estressados, os animais passam mais tempo caminhando, deixando de se alimentar, ruminar e descansar.

O estresse reduz o ganho de peso do bezerro e afeta sua imunidade, refletindo em menor bem-estar dos bovinos e prejuízos econômicos para os pecuaristas.