Depois de meses de seca, Centro-Oeste voltará a receber chuvas

“Começa a transição do tempo quente e seco com algumas pancadas de chuva”, destacou meteorologista do Inmet

Depois de dois a três meses de seca, locais da região Centro-Oeste voltarão a receber chuvas nos próximos dias, destacou na previsão do tempo que foi ao ar no Giro do Boi desta sexta, 30, o meteorologista e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider.

Entre a tarde e a noite de domingo e segunda-feira, algumas regiões ao sul de Goiás, sul de Minas Gerais e locais entre Cuiabá e Rondonópolis no Mato Grosso poderão receber pancadas de chuva. Precipitações devem ocorrer também no litoral e no sul de São Paulo, sul do Tocantins e sul do Mato Grosso do Sul. Já para a próxima semana, há tendência de chuvas para áreas do Bioma Amazônico entre o Oeste do MT, Rondônia, sul do Amazonas e sul do Pará.

No Sul, há chegada prevista de frente fria neste fim de semana, trazendo chuvas para o Rio Grande do Sul já a partir desta sexta, seguindo nos dias seguintes para Santa Catarina e Paraná. A frente fria deve ser acompanhada de rajadas de vento que alcançam, ao longo do fim de semana, além dos estados do Sul, também SP e MS. No domingo, deve inclusive haver geada na região de Campanha no RS, que deve chegar, dias depois, a Santa Catarina, mas com menos intensidade.

A previsão para a primeira quinzena de setembro é que, gradativamente, o tempo seco e quente melhore em todo o Brasil Central. “Temos novidades, nesta época de pré-estação chuvosa começa a transição do tempo quente e seco para algumas pancadas de chuva”, afirmou Schneider.

Veja a previsão completa do tempo para os próximos dias no vídeo abaixo: