O criador Wilson Cataneo Júnior disse que comprou dois touros e cinco matrizes PO e está esperando os frutos dos acasalamentos, mas agora ele quer saber como e onde deve registrar os bezerros, qual será o custo e se compensa vender os bezerros sem registro para outros produtores ou ao frigorífico depois da engorda.
Quem ajudou o produtor no Giro do Boi Responde desta segunda-feira, dia 26, foi o zootecnista e gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ricardo Abreu.
Abreu ressaltou que o registro serve para dar confiabilidade e acuidade sobre informações dos reprodutores, para assegurar que eles sejam, de fato, animais melhoradores da genética de um rebanho. E o registro dos animais, segundo Abreu, pode ser feito pela própria ABCZ.
“A ABCZ é uma entidade centenária, uma entidade delegada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que faz o registro dos animais das raças zebuínas há mais de cem anos. São 102 anos de registro genealógico. A grande vantagem é a confiabilidade dessa informação”, destacou.
Segundo Abreu, como não é qualquer animal que tem potencial para ser registrado, os indivíduos devem seguir todo um procedimento e processos para receber o reconhecimento. “Então o primeiro ponto é o senhor se associar, fazer parte da família ABCZ. No site abcz.org.br estão todas as informações para se tornar associado. Lá também também os valores de investimento do Registro Genealógico de Nascimento, que é o RGN, e depois o Registro Genealógico Definitivo, o RGD, que é quando o animal realmente recebe o registro por parte da associação”, esclareceu.
+ Acesse aqui as tabelas de valores dos serviços da ABCZ
“Tendo esse registro, o senhor vai poder disponibilizar regionalmente ou nacionalmente animais produtores de uma genética diferenciada, então o senhor vai ser um produtor de genética e também um produtor de carne porque aqueles animais que não atenderem os crivos de seleção da raça que o senhor está selecionando, o senhor vai disponibilizar ao mercado e ganhar dinheiro produzindo carne. O importante disso é a acuidade das informações que o registro genealógico oferece e também utilizar animais que tenham crivo no registro e com avaliação genética, que é o pacote completo”, concluiu Abreu.
Leia também:
+ Quero comprar novilhas Nelore. Que vantagens vou ter adquirindo fêmeas PO?
+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?
+ Quanto tempo vai levar para eu ter um rebanho PO usando touros Deca 1?
+ Por onde começar o melhoramento do rebanho? Devo entrar em um programa?
Pelo vídeo a seguir é possível assistir a resposta completa do gerente de fomento da ABCZ:
Foto: Reprodução / ABCZ