Com semiconfinamento, pecuarista engorda bois precoces de 20@ na BA

Boiada produzida em Ibirapuã-BA passou das 20 arrobas de peso médio após engorda com suplementação a pasto; confira também boiada de 20,1@ de Vila Rica-MT

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta segunda-feira, 26/04. Os animais foram enviados por fazendas na Bahia e em Mato Grosso.

Depois de um veranico, entre janeiro, fevereiro e até março no centro-sul da Bahia, as águas voltaram a abençoar a região em abril e definitivamente ajudaram o sistema intensivo de terminação da Fazenda Reunidas GAF, propriedade de Francisco de Assis Galão em Ibirapuã-BA, extremo-sul do estado. A propriedade usou o pasto para semiconfinar uma boiada Nelore que pesou, ao abate, média de 20,2 arrobas.

“A fazenda tem um trabalho excelente, faz a terminação a pasto, mas suplementada. É uma vocação, pois a Bahia tem um regime de chuva bem distribuído. Uma ferramenta hoje que o pecuarista não pode abrir mão é usar o semiconfinamento a pasto, que acelera mesmo e dá um excelente acabamento e uma precocidade grande na boiada”, avaliou o gerente de originação do Friboi em Itapetinga-BA, Eduardo Hagge. Segundo o originador, 80% do lote tiveram dois dentes incisivos permanentes ao abate. “Uma boiada com 303 kg, muito boa, é o ritmo mesmo da Fazenda Reunidas GAF, sempre nesse padrão. […] Parabéns pelo lote!”, reconheceu.

Boiada suplementada a pasto e jovem – mais de 80% do lote com dois dentes – abatida com média de 20,1@ no Friboi de Confresa. “Boiada excelente, veja o acabamento!”, atentou o originador Fábio Nogueira, para o lote produzido pela Estância Maximus, da Maximus Agropecuária em Vila Rica-MT.