O meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, emitiu um alerta nesta quinta-feira, 13 de dezembro, para a formação de um ciclone extratropical que deve impactar áreas de pasto no Brasil. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
O fenômeno, que ocorrerá próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, traz risco de temporais, queda de granizo e rajadas de vento superiores a 70 km/h.
A instabilidade deve se espalhar para regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba ao longo do fim de semana.
Regiões afetadas e os impactos esperados
No Sul, o Rio Grande do Sul será o mais atingido, com volumes de chuva que podem superar 100 mm em 24 horas no extremo sudeste do estado.
Já no Sudeste e Centro-Oeste, São Paulo, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso estão sob alerta para temporais, ventos fortes e granizo. Pastagens nessas áreas poderão sofrer impactos, mas a chuva deve favorecer a recuperação em algumas regiões.
No Matopiba, os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia também enfrentarão temporais devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. As áreas de pastagem do extremo leste do Pará também estão sob risco de instabilidade.
Cenário climático no Nordeste e Norte
Enquanto isso, no Nordeste, Capim Grosso (BA) continua enfrentando uma severa estiagem, com temperaturas entre 30°C e 37°C.
A previsão é de que a chuva retorne gradualmente a partir do Natal, acumulando até 50 mm até o final do ano. No Norte, o Centro-Norte do Pará verá uma pausa nas chuvas em dezembro, mas elas devem intensificar-se novamente em janeiro.
Manejo e cuidados para o produtor rural
Müller recomenda que os produtores adotem medidas preventivas, especialmente no manejo de pastagens e controle de fogo, devido ao calor intenso e à baixa umidade em algumas regiões.
No entanto, para quem investiu em recuperação de pastagens, a chuva esperada no Sudeste e Centro-Oeste pode ser uma boa notícia para impulsionar o crescimento da forragem.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.