GARANTIA DE 15@/HA/ANO

BRS Sarandi: Embrapa comemora 50 anos com lançamento de capim para recria extensiva

Confira os detalhes do novo lançamento de forrageira na entrevista com o doutor em agronomia Marcelo Ayres Carvalho, pesquisador da Embrapa Cerrados

Ao comemorar 50 anos de fundação em 2022, a Embrapa Cerrados lançou a mais nova cultivar de capim, a BRS Sarandi. A forrageira traz inúmeros benefícios para a recria extensiva. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais.

A BRS Sarandi é uma cultivar de gramínea forrageira da espécie Andropogon gayanus. O lançamento trouxe melhorias da mesma variedade de planta que foi introduzida no País em meados da década de 1980.

“Quarenta anos depois lançamos uma nova variedade dessa espécie. Os estudos começaram em meados de 2009”, diz o doutor em agronomia Marcelo Ayres Carvalho.

Carvalho é pesquisador da Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina (DF), e coordenou os estudos dessa nova cultivar.

Ele participou do Giro do Boi desta segunda-feira, 17, e deu detalhes sobre essa nova cultivar que promete altas produtividades inclusive em áreas de solos de baixa fertilidade.

As principais características da BRS Sarandi

Área experimental com a BRS Sarandi. Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados
Área experimental com a BRS Sarandi. Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados

Em relação à cultivar mais antiga e predominante da mesma espécie, a Planaltina, a BRS Sarandi apresenta porte levemente mais baixo.

Além disso, a cultivar tinha maior quantidade de perfilhos e maior qualidade nutricional. Em razão da maior quantidade de folhas, proporcionando maior ganho de peso de bovinos em pastejo.

Durante a estação chuvosa, bovinos em recria apresentam ganhos diários de até 1,150 quilo de peso vivo.

Isso significa que garante para o fazendeiro uma produtividade anual de 15 arrobas por hectare com uma pequena adubação de 50 quilos de nitrogênio por hectare.

O diferencial do Andropogon no Cerrado brasileiro

Bovinos em pastejo com cultivar BRS Sarandi. Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados
Bovinos em pastejo com cultivar BRS Sarandi. Foto: Divulgação/Embrapa Cerrados

Dentre as principais forrageiras cultivadas no Cerrado, o Andropogon tem a capacidade de rebrotar mais rapidamente com as primeiras chuvas, garantindo forragem para o rebanho logo no início da estação chuvosa.

A BRS Sarandi é recomendada para sistemas de cria e recria na pecuária de corte, sendo excelente opção para ambientes restritivos em termos de clima e solo.

Clique aqui e saiba todos os detalhes técnicos sobre essa nova cultivar.

Onde o pecuarista pode encontrar sementes certificadas da BRS Sarandi?

O material de sementes dessa nova cultivar podem ser adquiridos através dos contatos abaixo:

  • Facholi Produção Comércio e Indústria Importação e Exportação Ltda. Rua Arnaldo Lozano Gonçalves. s/n Vila Adorinda – Caixa Postal 001. CEP: 19360-000. Cidade: Santo Anastácio. UF: SP. Telefone: (18) 3263-9000. E-mail: [email protected]
  • Sementes Ponto Alto Eireli. Rua Faride George 360 – Jardim Anache. CEP: 79017-185. Cidade: Campo Grande. UF: MS. Telefone: (67) 3354-9104. E-mail: [email protected]