Animais começam a lotar as baias de boitel recém-inaugurado em Nova Canaã do Norte-MT

Produtores devem estar atentos às boas práticas de embarque para que os lotes cheguem ao local de engorda sem estresse

No quadro Giro na Estrada que foi ao ar no programa desta sexta-feira, dia 28, o engenheiro agrônomo Leonardo Vieira, e coordenador de logística boiadeira da Friboi, mostrou a chegada dos primeiros lotes para engorda na unidade do Confinamento JBS recém-inaugurada em Nova Canaã do Norte, estado do Mato Grosso.

Produtores principalmente de Alta Floresta e Colíder já estão enviando gado magro para a terminação no boitel, que está disponível para toda a região norte do estado. De modo geral, a unidade está recebendo animais de fazendas localizadas dentro de um raio de 200 km da unidades, como nos municípios de Carlinda, Nova Monte Verde, Paranaíta, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo. “Para fazendas localizadas em raios maiores que este, também é possível, mas há um diferencial (de frete) […] De toda forma, o confinamento tem capacidade para fazer este atendimento sem dificuldades”, disse Vieira.

O coordenador destacou que, com o fim das chuvas, as estradas que levam ao boitel apresentam boas condições de modo geral. Vieira também ressaltou a importância de o produtor estar atento às boas práticas de transporte para que estes animais cheguem em boas condições no confinamento, como combinar com antecedência o tamanho do lote destinado à terminação. “Com a lotação ajustada, você tem, principalmente, ganho de produtividade no frete e consegue fazer com que os animais fiquem bem acomodados dentro do veículo de uma maneira que não haja problemas de contusão, porque estes animais conseguem ficar bem distribuídos, de maneira mais homogênea, com melhor ponto de apoio e equilíbrio no decorrer da viagem, sem risco de quedas, por exemplo”, explicou.

+ Faça o download dos manuais de boas práticas de embarque e transporte

Os produtores interessados em informações sobre as modalidades de negócios disponíveis e escalas podem entrar em contato com a unidade por meio do e-mail [email protected] ou ainda pelos telefones (65) 3212 0070 e (65) 9 9915 1226.

Veja o quadro Giro na Estrada na íntegra no vídeo abaixo: