Uma pecuarista está com um capim crescendo em sua propriedade, mas está em dúvidas sobre qual planta se trata: o capim Elefante ou o Kurumi? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.
A questão foi levantada pela telespectadora e pecuarista Tatiana Morresque, do município de Faxinalzinho (RS). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 6.
A produtora escreveu para o Giro do Boi e encaminhou a foto mostrando os detalhes do capim que está crescendo em sua propriedade (confira a imagem na foto abaixo).
A zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello pode ter resolvido o mistério. Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.
“A inflorescência que aparece na foto é da espécie Pennisetum purpureum que é a espécie que a BRS Kurumi pertence”, diz Martuscello.
Por isso, existe uma possibilidade de ser sim o capim Kurumi, segundo a pesquisadora. No entanto, é preciso avaliar outras características morfológicas, para ter certeza se é ou não a cultivar BRS Kurumi.
- Capim Kurumi é boa opção para bovinos em recria e engorda a pasto?
- Que capim é esse? Especialista ajuda produtor a identificar forrageira
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como a telespectadora acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].