GENÉTICA NELORE

“Quando se consegue medir, você consegue melhorar”, diz Shiro Nishimura

Confira a história de como o pecuarista Shiro Nishimura, está conseguindo provar que a produção de bovinos Nelore pode ter uma carne de cada vez mais qualidade

A história de Shiro Nishimura, 75, na pecuária brasileira ganhou notoriedade e respaldo a partir de um trabalho de dez anos de seleção sistemática no seu rebanho. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

Nishimura foi o grande entrevistado do programa Giro do Boi desta quinta-feira, 22, no quadro “Orgulho de Ser Pecuarista”. Ele esteve no estúdio do Canal Rural em São Paulo.

Ele é hoje presidente da Associação da Confraria da Carcaça Nelore (ACCN) e está à frente da fazenda Araponga, em Rondonópolis (MT).

Através da avaliação de seu rebanho pela técnica de ultrassonografia de carcaça, o produtor passou a identificar os bovinos Nelore que mais tinham predisposição para o marmoreio na carne, um dos índices que garantem qualidade na carne.

“Foi a partir deste exame de ultrassonografia de carcaça que passei a selecionar os animais que eu queria em meu rebanho e descartar o que eu não queria”, diz Nishimura.

Criação de Associação da Confraria Carcaça Nelore de Qualidade

Integrantes da ACCN em Dia de Campo realizado na fazenda Araponga em janeiro de 2021. Foto: Facebook/Fazenda Araponga
Integrantes da ACCN em Dia de Campo realizado na fazenda Araponga em janeiro de 2021. Foto: Facebook/Fazenda Araponga

Foi a partir de um grupo de WhatsApp entre pecuaristas e técnicos agropecuários que nasceu a Confraria Carcaça Nelore. A busca dos integrantes seguia o mesmo propósito em buscar o melhoramento do gado Nelore para questões da qualidade da carne.

Na Fazenda Araponga, o criador aperfeiçoa ano a ano a seleção para a qualidade, oferece a genética em sua região e também a muitos membros da Confraria espalhados por todo o Brasil.

Em agosto de 2021, os integrantes do grupo de WhatsApp formam a Associação da Confraria da Carcaça Nelore (ACCN), na época, presidida pelo saudoso pecuarista Humberto Tavares.

Atualmente a entidade conta com mais de 60 produtores, e estão mostrando que o Nelore pode ter índices de marmoreio alto, de mais de 3%.