Este búfalo da raça Murrah vendeu mais de 30 mil doses de sêmen em um ano. Assista agora a história completa de Sultão.
Sultão, o reprodutor
Os touros foram destaques no quadro Raças e suas Curiosidades desta sexta-feira, 21 de outubro.
O búfalo Sultão, teve vida de rei na Índia e pode aproveitar durante sua trajetória todas as regalias possíveis, que nem um animal de estimação teria o privilégio.
Ele tomava banhos de rios, tinha uma dieta rica em quilos de frutas, legumes, verduras e volumoso, e algo inusitado. Sultão tinha um hábito diferente, todos os dias ele tomava um gole de uísque para relaxar.
Devido a sua estrutura física, o búfalo Sultão sempre que participava de feiras agropecuárias, saía vitorioso, e seu dono, Naresh, era quem lucrava.
Uma das justificativas para recusar a proposta de R$ 10 milhões, feita por um investidor, foi o fato do Sultão produzir muito sêmen e lucrar para o produtor cerca de 150 mil dólares por ano.
Horizon
Se você acha que 10 milhões de reais por um reprodutor é muito dinheiro, saiba que um outro exemplar bubalino foi vendido por 5 vezes mais e o negócio foi efetivado.
Horizon foi considerado o búfalo mais caro do mundo. Ele foi arrematado por US$ 11 milhões, nos dias atuais, cerca de 60 milhões de reais.
O animal de gene puro é considerado perfeito entre os bubalinos. Suas proles custam três vezes mais que o valor de mercado. Ele ainda possui os maiores chifres da África do Sul.
Raça Murrah
No Brasil, existem mais de 3 milhões de búfalos, é a maior concentração de animais do ocidente, sendo 30% dos animais exclusivamente produzidos para a produção de leite.
A raça Murrah é a mais encontrada nos criatórios, isso se dá pelo custo-benefício do investimento, já que são ótimas opções para quem quer trabalhar principalmente com a produção de mozzarellas.
Assista ao vídeo acima e confira todos os detalhes sobre estes reprodutores históricos.