Após o nascimento do bezerro é muito importante que sua primeira mamada de colostro seja em até 4 horas e que ele beba no mínimo 4 litros de colostro nas primeiras 24 horas.
Nos primeiros *5 dias de vida deve-se oferecer ao bezerro a quantidade diária de colostro não ultrapassando 8 litros por dia.
Perguntamos ao especialista da Alta Genetics e parceiro do Giro do Boi, Guilherme Marquez, qual a importância do colostro nos primeiros dias?
Segundo ele, quanto mais colostro de boa qualidade o bezerro receber maior serão os benefícios. A importância é a absorção dos anticorpos e em seguida a gordura metabolizável.
“Existem indicações de 15 a 20% nas primeiras 12 horas de vida. Quanto mais rápido for administrado o colostro, maior será a sua absorção”, diz Marquez.
Manejo de bezerros
O cuidado com o manejo dos bezerros na primeira semana faz a diferença para a vida do animal, seja na alimentação, cura do umbigo, sanidade e espaço de adaptação.
Certamente a água também é importante neste período, portanto deve ser fornecida desde o primeiro dia para que ele sinta curiosidade e possa beber à vontade.
Logo mais, o bezerro pode tomar de 5 a 8 litros de leite por dia e deve ser oferecido durante a manhã e à tarde. Desse modo, vale ressaltar que esse valor é o equivalente a 10% do seu peso.
No entanto, a partir do 10º dia de vida do bezerro, pode começar a ser inserido na alimentação a ração, porém em pequenas porções.
Desmame
Os bezerros de corte podem ser desmamados sem problema nenhum precocemente, a partir dos 60 dias. Porém, é importante distinguir entre desmame precoce e creep feeding.
Já que o creep feeding não vai proporcionar o mesmo custo benefício e nem o aumento de produção de uma vaca, o que pode ser visto no desmame precoce.
Tradicionalmente o desmame é realizado entre o 6º e 8º mês de vida do animal. Assim sendo, nesta idade, ele já pode ser considerado ruminante e passa a se alimentar de forragem sólida.
Vantagens do desmame
Algumas vantagens do desmame é que além de custear na alimentação, ajuda no desempenho do bezerro, além de desenvolver o trato intestinal do animal mais cedo.
Quanto à vaca, melhora a condição corporal das mães devido à diminuição da necessidade de repassar os nutrientes para o bezerro.
Leite de vaca, você sabia?
Primeiramente você precisa saber que o leite é um alimento importante não só para o desenvolvimento do bezerro, mas também da humanidade.
O leite de vaca é uma fonte rica em proteína, cálcio, nutrientes, vitamina B12 e iodo. Além de conter magnésio, que é importante para o desenvolvimento ósseo e muscular.
Ainda contém soro e caseína, elementos importantes que auxiliam na redução da pressão arterial do organismo humano.
Link externo:
https://www.cptcursospresenciais.com.br/
Fonte: *FCAV/ Unesp – Campus de Jaboticabal