Entre os temas em destaque no Giro do Boi desta sexta, 29, estiveram os Escritórios Verdes. As unidades lançadas pela Friboi prestam consultoria ambiental gratuita para pecuaristas parceiros cujas fazendas estão bloqueadas para a comercialização de gado por motivos diversos.
A zootecnista Thaís Andrade Almeida, analista de sustentabilidade da JBS, revelou que até então 90 propriedades parceiras da indústria no entorno das unidades de Pontes e Lacerda e Araputanga, em Mato Grosso, já foram desbloqueadas a partir da consultoria ambiental e estão aptas a comercializar gado novamente.
Segundo confirmou a analista, o serviço de consultoria do Escritório Verde é gratuito e pode atender “qualquer pecuarista que tenha interesse em negociar os animais, mas que tem um bloqueio”. “O pecuarista antes ficava um pouco perdido sem saber a quem procurar e a iniciativa da JBS é justamente essa, poder orientar os pecuaristas, apontar o que ele precisa fazer para poder regularizar a fazenda e poder voltar a fornecer os animais para abate”, disse resumidamente.
RAIO DE ATUAÇÃO
Conforme especificou a zootecnista, o Escritório Verde em Pontes e Lacerda atende tanto os produtores parceiros do frigorífico no município quanto da outra unidade da indústria ali próximo, em Araputanga. Ao todo, são pecuaristas de 22 municípios com o serviço disponível.
A consultoria presta auxílio desde questões mais simples, como o preenchimento do CAR – Cadastro Ambiental Rural, como também situações mais complexas, como embargo ambiental por um desmatamento sem autorização, por exemplo.
EXEMPLO
Um caso que ilustrou a atuação do Escritório Verde de Pontes e Lacerda-MT como consultoria ambiental foi o do pecuarista Amarildo Merotti, que tem propriedade em Cáceres-MT. No caso, o produtor teve a propriedade bloqueada por conta de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o ministério público e a indústria.
+ O que são TACs e o que o produtor deve fazer se for convidado a assinar um?
“Eu fui muito bem atendido pelo Escritório Verde de Pontes e Lacerda, através da Thaís, que prontamente nos atendeu. […] Em poucos dias, nós conseguimos liberar a propriedade para abate, provando que a gente não tinha problema ambiental. Então ande correto, que é fácil a gente resolver esse problema. O JBS tem sido competente nesta questão”, aprovou.
Em suma, são 13 unidades dos Escritórios Verdes espalhados pelo Brasil prestando consultoria ambiental e que atendem produtores parceiros de todas as unidades Friboi. Em Pontes e Lacerda, o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 9 9642 1845.
+ Confira aqui os endereços dos Escritórios Verdes em todo o País
A entrevista completa com Thaís Andrade Almeida e o depoimento de Amarildo Merotti estão disponíveis no player a seguir: