A PROTAGONISTA

Bioeconomia: como o agro usa sustentabilidade para crescer? Ela explica

O quadro semanal “A Protagonista” do Giro do Boi destacou Mariana Nagata, executiva e especialista em marketing, inovação e bioeconomia. Assista ao vídeo

Bioeconomia: como o agro usa sustentabilidade para crescer? Ela explica
Bioeconomia: como o agro usa sustentabilidade para crescer? Ela explica

A bioeconomia é o caminho para o crescimento do agronegócio. Descubra como a inovação e o compromisso com a sustentabilidade transformam o setor, fortalecem marcas e conectam o campo à mesa do consumidor. Quer entender como a bioeconomia pode impulsionar o seu negócio e valorizar seus produtos? Assista à entrevista abaixo e saiba mais!

Pecuaristas, a transformação do agronegócio e o avanço da bioeconomia estão intrinsecamente ligados à inovação estratégica, ao fortalecimento das marcas e ao compromisso com práticas sustentáveis.

Nesse cenário, o marketing desempenha um papel crucial, atuando como ponte entre o campo e o consumidor.

Nesta quinta-feira, 17 de julho, o quadro semanal “A Protagonista” do Giro do Boi destacou Mariana Nagata, executiva e especialista em marketing, inovação e bioeconomia. Ela abordou a transformação do agro e a importância da sustentabilidade na produção.

Comunicação: o elo entre campo e mesa

Tecnologia assegura qualidade da carne para o consumidor. Foto: Divulgação
Tecnologia assegura qualidade da carne para o consumidor. Foto: Divulgação

Mariana Nagata aponta uma lacuna na comunicação e marketing do agronegócio, o que, paradoxalmente, representa uma grande oportunidade. A sustentabilidade é vista como o caminho, talvez o único, para o sucesso e o crescimento de longo prazo do setor.

O desafio está em conectar o campo à mesa do consumidor. Isso significa:

  • Proximidade com o produtor: Escutar ativamente e entender as práticas executadas na produção de alimentos saudáveis e naturais.
  • Educação do consumidor: Transformar o conhecimento complexo sobre a produção em algo atraente e compreensível para o consumidor final.
  • Transparência e rastreabilidade: Utilizar o marketing para trazer clareza e consistência sobre a origem e a forma como os alimentos são produzidos.

O papel do marketing sustentável é justamente criar essa ponte, conscientizando o público e incentivando o interesse em saber “de onde vem” o alimento.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Inovação: além da tecnologia disruptiva

Quando se fala em inovação, a primeira imagem que vem à mente pode ser de algo disruptivo ou de alta tecnologia. No entanto, Mariana Nagata ressalta que inovação vai além disso. É inovar na forma de se comunicar, de pensar e, principalmente, nas relações ao longo de toda a cadeia produtiva.

A inovação deve conectar a cadeia produtiva ao consumidor final e às políticas públicas, promovendo relações colaborativas. O objetivo final é trazer clareza e rastreabilidade para todos, de forma simples e compreensível, transformando o que é complexo em algo acessível.

A integração da bioeconomia, da inovação e da sustentabilidade é a chave para o crescimento do agronegócio brasileiro, mostrando que é possível produzir com responsabilidade e valorizar o trabalho de quem está no campo.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.