Centro de estudo em funcionamento desde a década de 1.970 com foco em pesquisas sobre encurtamento do ciclo da pecuária, qualidade de carne, genética, manejo de pastagem, eficiência reprodutiva e berço da raça Canchim. Este é um breve resumo da representatividade da Embrapa Pecuária Sudeste, com sede em São Carlos, interior de São Paulo.
A instituição e o seu trabalho serão apresentados em nova temporada da série Embrapa em Ação, que começa a ser transmitida nesta sexta, 16, durante o Giro do Boi. No primeiro episódio, o programa exibe entrevista feita pelo repórter Marco Ribeiro e o cinegrafista Antônio Alencar com o médico veterinário e pesquisador chefe da unidade, Rui Machado. Segundo o pesquisador, que é especialista em reprodução bovina, a incorporação da IATF nas fazendas de cria geram uma receita anual na bovinocultura brasileira de US$ 3,5 bilhões.
O programa Giro do Boi desta sexta-feira começa às 07h pelo Canal Rural e pode ser visto também na internet pelo site da emissora ou ainda pelo YouTube do Canal Rural. Além desta temporada gravada em São Carlos-SP, a série Embrapa em Ação já destacou os trabalhos dos centros de pesquisas da Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Territorial (Campinas-SP), Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT) e Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS).