Para o pecuarista, existem dois eficazes remédios para dormir. Você sabe quais são? Nesta sexta, 03, o zootecnista, consultor e mestre em produção de ruminantes Antônio Chaker, diretor do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, revelou a charada.
Comida guardada para a entressafra e dinheiro em caixa para evitar furos no orçamento são os melhores remédios para o sono tranquilo do pecuarista. Segundo Chaker, o caixa é, inclusive, o “Poderoso Chefão” de toda fazenda. “Em toda empresa, quem manda, quem determina, é o fluxo de caixa”, afirmou.
O fluxo de caixa, explicou o consultor no quadro Dicas do Chaker, é uma mera relação entre as receitas e as despesas previstas para antecipar possíveis furos. Isto acontece porque em uma fazenda de gado de corte, embora haja despesas todos os meses, nem sempre há receitas mensais por conta dos períodos variados de vendas.
No vídeo abaixo, Chakar ensina o que é, como construir e como gerenciar o fluxo de caixa para uma fazenda tradicional de pecuária de corte. “Afinal não tem como fazer um bom negócio com a corda no pescoço, ou seja, com o fluxo de caixa apertado”, disse o consultor.
Veja os detalhes clicando no player: