O Giro do Boi recebeu ao vivo em estúdio nesta segunda, 08, o médico veterinário Paulo Tonin, presidente do colegiado de jurados da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil. A organização realiza a partir da próxima quarta-feira, dia 10, até o dia 14/04 a sua 27ª exposição nacional em Itapetininga, interior de SP. O evento é uma das atrações da 49ª Expoagro.
A exposição, feita em parceria com o Núcleo Simental Noroeste Paulista, terá como um dos diferenciais um formato inovador de julgamento dos animais. Neste ano, além dos jurados das raças, técnicos e produtores que se inscreverem poderão participar da composição das notas. Ao final do julgamento, cada integrante poderá dar sua nota, que terá peso diferente, para eleger os campeões.
“É um método novo de julgamento que está se propondo pela Simental, onde há participação popular. O interessado se inscreve, temos o juiz oficial e depois técnicos da raça, os técnicos que estao no evento e tem o público, como criadores. Todo eles têm determinado número de pontos, então a gente julga esses animais, todo mundo participa e é muito interessante porque é livre, você pode conversar falar, trocar ideia, ver pedigree, não tem aquela coisa que é só jurado que fica participando. É todo mundo participando com pesos diferentes, depois soma tudo e escolher os vencedores”, explicou Tonin.
Além disto, em 2019 será realizada a 1ª Exposição Nacional de Gado Simlandês, comprovando a dupla aptidão da raça europeia. Veja os detalhes da programação clicando na imagem abaixo:
Em sua entrevista concedida ao Giro do Boi, Tonin também destacou a contribuição do Simental e do Simbrasil para a produção brasileira de carne de qualidade. As raças estão entre as que participam do Protocolo 1953, destinado à produção da marca premium que leva o mesmo nome.
+ Criadores de raças taurinas e adaptadas têm nova opção para escoar produção com valor agregado
Veja a entrevista completa pelo vídeo abaixo: