Pesquisa da Esalq/USP quer entender o paladar dos consumidores de carne bovina

Ideia da iniciativa é elaborar um sistema em que um consumidor possa comprar cortes baseado em uma expectativa pré-estabelecida de seus atributos

Quais são os atributos da carne bovina que realmente importam para um consumidor colocá-la em um nível superior a outro produto? Um projeto coordenado pela Esalq-USP, por meio da Esalqtec, a encubadora de startups da entidade, quer descobrir qual é esta percepção dos consumidores sobre os atributos de qualidade de carne e carcaça que já são utilizados como parâmetros pelas indústrias.

Com um método semelhante a um já utilizado em países tradicionais na produção de carne bovina, como a Austrália, mais de 1.100 pessoas já participaram da degustação. Segundo o coordenador da iniciativa, o professor Eduardo Delgado, do departamento de zootecnia da instituição, o ponto é é buscar, dentro das várias características de carcaça e dos animais, quais são as mais importantes para o processo de percepção de quem degusta.

Um dos desdobramentos da iniciativa é desenvolver um método que permita ao consumidor qualificar tipos de carnes de tal maneira que, no futuro, com a implantação de um sistema, a pessoa tenha condição de comprar cortes baseada em sua expectativa.

Veja a reportagem completa pelo vídeo abaixo: