Virada no tempo traz chuva, frio e até geadas para o Centro-Sul no fim de semana

Mudanças afetarão estados da Região Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil; veja os mapas e as considerações do Inmet para os próximos dias

“Temos virada no tempo desde esta quinta, 21, e hoje, sexta-feira, dia 22, com a chegada de uma frente fria provocando muita chuva na altura do Rio Grande do Sul, para toda a Região Sul, mas principalmente o Rio Grande do Sul, onde há volumes previstos até acima dos 200 mm. Pode, por um lado, causar transtornos, como algumas enchentes localizadas, aumento súbito do nível dos rios, mas por outro lado é muito bem vinda a chuva principalmente pelo acúmulo de água nos reservatórios, (comprometidos) pela estiagem prolongada que a maioria da região estava sofrendo”, disse ao Giro do Boi na previsão do tempo desta sexta, 22, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

Além de chuvas, uma queda acentuada na temperatura acompanha a virada no tempo. Segundo o meteorologista, no sábado uma massa de ar seco e fria entra na Região Sul, se estendendo até São Paulo e também Minas Gerais, onde vai haver queda na temperatura pancadas de chuva. A instabilidade chega forte também ao Mato Grosso do Sul.

“Teremos também condições para geadas domingo (24)  mais ao sul do Mato Grosso do Sul e depois segunda (25) e terça (26) em áreas isoladas do sul e até algumas áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais“, avisou o especialista.

Schneider respondeu dúvidas dos telespectadores José Ricardo, que perguntou sobre estimativas de frio no interior do SP, na região do município de Monteiro Lobato, e Rodolfo Carvalho, de Rio Verde-GO, região produtora de soja, que perguntou sobre o calor nos próximos dias. “Esta frente fria, esta massa de ar frio foi mais ou menos o que pode acontecer nas próximas semanas ou durante a estação. Nós tivemos períodos de calor concentrado aqui no Centro-Norte do Brasil e essa massa de ar frio vai derrubar as temperaturas inclusive trazendo bastante frio para a região de Rio Verde, Goiás, e interior de São Paulo. Então a gente deve ter altos e baixos durante a estação. Semana que vem mesmo deve ter uma outra massa de ar frio”, adiantou.

Como ficará o tempo no Brasil durante o outono em 2020?

Confira a resposta completa e os mapas pelo vídeo abaixo:

Imagem: Reprodução / Inmet