Veja o calendário anual de limpeza de pastagens para o norte do Tocantins

Especialista cruza dados de incidência de chuvas da região com o desenvolvimento das plantas para indicar época ideal do produtor aplicar diferentes herbicidas

Ao Giro do Boi desta quinta, 18, o engenheiro agrônomo Felipe Bartoli Machado, da F B Machado Representação Comercial LTDA, apresentou um calendário anual de aplicação de diferentes tipos de herbicidas para pastagens na região em que atua como representante comercial da linha de pastagem da Corteva Agriscience, no norte do Tocantins.

“Esse foi um ano bem atípico. A gente teve uma estação chuvosa bem incomum, com chuvas até agora no início de junho, mas agora já é uma época fora do calendário de aplicação foliar pelo que a gente recomenda. Realmente a chuva cessa e aí a gente não tem mais atividade metabólica na planta para fazer absorção (do herbicida) via foliar. O que é muito importante a gente ressaltar é que pode continuar aplicando herbicida, porém via toco ou via basal, porque aí não depende tanto da absorção via foliar”, resumiu.

Veja na imagem abaixo o calendário:

“Hoje a planta daninha é um desafio muito grande que nós temos a ser enfrentado e o pecuarista tem que estar atento a ela porque é um fator preponderante para diminuição de produtividade, para diminuição da lucratividade da fazenda”, completou.

Qual o momento certo de chamar o técnico para avaliar a área e escolher o herbicida?

Pecuarista conta como superou desafio da limpeza de pasto na Região Norte

Assista a entrevista completa com Felipe Bartoli Machado: