Tempo seco vai persistir e fazendas continuam em alerta

Especialista informou que, mesmo apesar da chegada da primavera (22/09), as chuvas vão demorar para firmar e os incêndios nas propriedades deverão continuar caso o produtor não fique atento.

“Já choveu um pouco em algumas regiões do Brasil, como foi no caso do oeste de Mato Grosso do Sul, mas em dois dias os incêndios voltaram com força”. Esta foi a frase inicial dita pela entrevistada do Giro do Boi desta terça-feira, 21, a bióloga, mestre e doutora em ecologia, Caroline Nóbrega. Gerente geral da ONG Aliança da Terra, ela esteve no programa para apresentar um panorama das últimas ações da entidade em parceria com a Friboi na formação de várias brigadas de incêndio nos estados de MS e MT. “O alerta continua, estamos em contato permanente com órgãos ligados à meteorologia e diretamente com autoridades das cidades mais susceptíveis aos incêndios florestais e nos campos de produção”, disse.

Nas últimas semanas, as brigadas de incêndios atenderam mais de 50 focos de fogo em fazendas no Pantanal e no Cerrado. Dezenas de brigadistas tiveram muito trabalho para controlar os incêndios, mas os esforços em conjunto com as próprias equipes das fazendas, foram primordiais para que os prejuízos fossem maiores. Ela disse, ainda, que os cursos e treinamentos só serão realizados no ano que vem. “Por enquanto estamos focando em orientações e no combate aos incêndios”, disse.

Muitos produtores têm procurado saber como podem ser beneficiados por esta aliança e a gerente geral do programa explicou que, através do site da ONG, é possível obter mais informações a respeito.

Confira a entrevista no link abaixo: