Um dos grandes especialistas tirou a dúvida sobre a diferença da carne entre bovinos taurinos e zebuínos. Assista ao vídeo abaixo e confira.
O doutor em tecnologia de alimentos, Sérgio Pflanzer, professor da Universidade de Campinas, esclareceu a dúvida do Paulo Ormond, dono de um açougue na cidade de Oliveira dos Brejinhos, na Bahia.
Paulo queria saber qual é a diferença entre a carne de bovinos taurinos e zebuínos, e se há uma variação no teor de gordura desses animais.
Diferenças entre os taurinos e zebuínos
De acordo com o especialista, os animais taurinos britânicos têm maior facilidade de deposição de gordura em comparação aos animais zebuínos.
Essa diferença se aplica tanto à gordura subcutânea quanto à gordura intramuscular, principalmente nesta última, que é conhecida como marmoreio ou padrão marmorizado.
Essa maior deposição de gordura contribui para melhorar a qualidade da carne em termos de maciez, suculência e sabor.
Nutrição balanceada é diferencial
No entanto, é importante ressaltar que alcançar esse resultado não é uma tarefa simples.
É necessário fornecer aos animais uma nutrição balanceada, pois mesmo que tenham facilidade para depositar gordura, eles precisam de uma dieta adequada para que isso ocorra.
O professor Pflanzer finaliza explicando que tanto a gordura de cobertura, como aquela presente no entrevero da carne, são influenciadas pela alimentação.
Portanto, é fundamental garantir que o animal receba a quantidade e o balanceamento correto de alimentos para que esses atributos sejam aprimorados.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualidade de carne, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo que você tiver na fazenda.
Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].