Um tema recorrente e de grande importância na pecuária é o uso de inoculantes na silagem. Gabriel Ribeiro, pecuarista de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, questionou a necessidade de aplicar inoculantes durante o processo de ensilagem do milho misturado com capiaçu. Assista ao vídeo abaixo e confira.
O zootecnista Edson Poppi, reconhecido especialista na área de silagem no Brasil, respondeu com clareza e precisão o melhor uso do inoculante neste processo.
Benefícios do inoculante na silagem
Edson Poppi destacou que, mesmo na silagem de milho puro, o uso de inoculantes é altamente recomendado para melhorar a fermentação e reduzir perdas.
“Se você quiser ter uma fermentação melhor e menos perdas durante o processo fermentativo, deve usar o inoculante.”
Edson Poppi
O inoculante é essencial para promover uma fermentação eficiente, mantendo a qualidade nutricional da silagem e minimizando a produção de ácidos indesejáveis.
Aplicação em misturas de milho e capiaçu
Quando a silagem é feita com a mistura de milho e capiaçu, o uso do inoculante torna-se ainda mais relevante.
“Ao unir milho e capiaçu, a utilização de inoculante é muito interessante porque você geralmente tem mais massa de milho do que de capim.”
Edson Poppi
Ele recomendou o uso de um inoculante próprio para silagem de milho, mesmo quando há a inclusão do capiaçu, garantindo assim uma fermentação adequada de ambos os componentes.
Processo de ensilagem e aplicação de inoculantes
Para pecuaristas como Gabriel Ribeiro, que estão envolvidos no processo de ensilagem, a aplicação de inoculantes é uma prática que traz inúmeros benefícios.
O uso de inoculantes adequados, conforme recomendado por especialistas como Edson Poppi, assegura uma silagem de alta qualidade, com melhor fermentação e menor perda de nutrientes, contribuindo significativamente para a eficiência e sustentabilidade da produção pecuária.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].