A recuperação de pastagens degradadas tem ganhado um poderoso aliado: as biotecnologias de pastagens. Assista ao vídeo abaixo e conheça os resultados dessas inovações no campo.
Produtos como o Top Ultra e o Biotop, desenvolvidos pela Agrozoo, têm proporcionado resultados expressivos no controle de plantas invasoras e pragas resistentes, fazendo o capim literalmente “renascer das cinzas”.
A afirmação é do engenheiro agrônomo Danilo Vedove, da Agrozoo, que acompanha pessoalmente os resultados dessas tecnologias em diversas regiões do País.
Capim recuperado e produtividade em alta
Produtores como Roberto Paulinelli e o pessoal do Nelore Água Fria, referência na venda de touros no Norte do país, foram alguns dos primeiros a adotar as soluções da Agrozoo.
Em 7 mil hectares tratados com aplicações aéreas, o capim capeta, planta daninha altamente competitiva, foi eliminado sem causar danos à gramínea. A pastagem se manteve verde, saudável e produtiva.
“As imagens falam por si. Onde só havia invasoras, hoje temos capim vigoroso. Isso sem agredir a forrageira, mesmo em áreas adubadas e com alta lotação”, destacou Vedove.
Controle eficaz de cigarrinhas, lagartas e percevejos
Além das daninhas, o uso de biotecnologias como o Biotop tem sido crucial no controle de pragas como cigarrinhas, lagartas e, mais recentemente, o percevejo das pastagens, uma ameaça silenciosa e crescente no Brasil.
Segundo Danilo Vedove, a aplicação do Biotop resultou na eliminação total da praga em até 21 dias.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Novidades no combate às folhas largas e ao navalhão
Danilo Vedove revelou ainda que o Top Ultra está sendo testado e já mostra resultados positivos no combate a plantas de folhas largas, como bafo de boi e sambaíba.
Além disso, já foi comprovada sua eficácia contra o navalhão (também conhecido como capim-capivara ou tiriquim), uma das daninhas mais difíceis de eliminar.
“Estamos conseguindo eliminar o navalhão na mesma aplicação feita contra o capim capeta, o que reduz custos operacionais e otimiza o controle”, explicou Vedove.
Janela ideal para aplicação é agora
Segundo o especialista, ainda estamos dentro da janela de aplicação ideal para as duas tecnologias.
No Norte, o clima ainda favorece o controle de cigarrinhas. Já no Nordeste, o início das chuvas marca o momento certo para combater plantas daninhas e aplicar biológicos.
A Agrozoo já conta com revendedores parceiros em todo o país e uma loja virtual com entrega para todas as regiões. Os produtos Top Ultra e Biotop podem ser adquiridos no site topultra.com.br.
Com resultados comprovados na prática, essas biotecnologias de pastagens estão transformando o manejo forrageiro no Brasil.
Para o pecuarista, isso representa mais produção, qualidade da forragem, redução de perdas e maior eficiência no uso das áreas de pasto — mesmo nos períodos de transição como a entressafra.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.