NUTRIÇÃO ANIMAL

Suplemento em bloco tem mais vantagens do que o sal mineral. Saiba o porquê disso

Confira os detalhes na entrevista com o médico veterinário Gustavo Arantes, gerente técnico da Dispec do Brasil

Suplemento em bloco tem mais vantagens do que o sal mineral. Saiba o porquê disso

Na busca por uma nutrição eficiente para o rebanho bovino, os suplementos minerais em forma de blocos surgem como uma alternativa segura e prática. Assista ao vídeo abaixo e confira as vantagens.

Esses blocos nutricionais contêm minerais, proteínas, energia, vitaminas e probióticos, fornecendo todos os elementos essenciais para o desenvolvimento saudável dos animais.

Quem detalhou as vantagens da suplementação mineral em bloco foi o médico veterinário Gustavo Arantes, gerente técnico da Dispec do Brasil. Ele foi um dos entrevistados do programa Giro do Boi desta segunda-feira, 25.

A companhia lançou o Bovitam Block que já está à disposição dos pecuaristas. O suplemento em forma de bloco substitui os suplementos tradicionais em pó e o próprio proteinado também em pó.

As vantagens do suplemento em bloco para o gado

Detalhe do bloco de suplementação mineral da Dispec do Brasil. Foto: Divulgação
Detalhe do bloco de suplementação mineral da Dispec do Brasil. Foto: Divulgação

Diferentemente das formas tradicionais de suplementação, como injetável, oral ou em pó, os suplementos em bloco apresentam vantagens notáveis.

Segundo pesquisadores da Embrapa, essa abordagem é especialmente benéfica em sistemas de produção a pasto.

Uma das grandes vantagens é a dispensa do cocho convencional. Os blocos podem ser administrados em cochos descobertos sem risco de intoxicação por ureia.

Isso simplifica o manejo nutricional, reduz a frequência de reposição, melhora a operacionalidade e minimiza os riscos de intoxicação. Além disso, estimula um maior ganho de peso e consumo de pasto, favorecendo a regularidade no consumo de forragem.

Desvantagens do suplemento em pó

Não dê somente sal branco para o gado! Saiba o porquê disso
Administração de suplementação mineral no cocho para os animais. Foto: JMMatos

A suplementação em pó, por exemplo, é comum, mas traz desvantagens significativas. Ela está sujeita a perdas por lixiviação e empedramento quando exposta à umidade, o que é problemático durante o período de chuvas.

Além disso, requer investimentos em cochos e mão de obra constante para reposição. O consumo excessivo de alguns elementos, como selênio e cobre, pode levar a intoxicações graves.

Alternativa segura e eficaz para a nutrição

Detalhe de rebanho de bovinos de corte. Foto: Divulgação
Detalhe de rebanho de bovinos de corte. Foto: Divulgação

Os suplementos em blocos multinutricionais, por outro lado, oferecem uma alternativa segura e eficaz.

São à base de proteínas e energia, com fonte de amido, atendendo às necessidades nutricionais dos bovinos de corte, principalmente na fase de recria e engorda.

O uso inteligente da suplementação é essencial, especialmente durante a transição da seca para as águas. O manejo nutricional representa até 60% dos gastos totais de uma fazenda, podendo chegar a 90% em sistemas de confinamento.

Portanto, a tecnologia dos suplementos minerais em bloco é uma aliada valiosa para reduzir custos e aumentar a eficiência na pecuária.