Saiba identificar a hora de levar o cavalo para o dentista

A falta de atenção à saúde bucal da tropa pode comprometer a alimentação e desencadear diversos distúrbios digestivos e comportamentais

O Giro do Boi desta quinta-feira, 19, apresentou mais uma reportagem da série Manejo de Tropa com mais dicas importantes do médico veterinário Ricardo Moraes. O assunto do dia foi sobre a importância do tratamento dentário dos cavalos.

“Teu cavalo não vai ter uma saúde completa, principalmente, uma saúde digestiva, se não tiver com os dentes em ordem. Com dor de dente você come bem. Com o cavalo é a mesma coisa”, diz Moraes.

Além de melhorar o desempenho esportivo dos animais, também influencia em toda a fisiologia da tropa, já que o cavalo passa em torno de 18 horas por dia comendo, e precisa que o alimento chegue bem triturado em seu aparelho digestivo, para um melhor aproveitamento dos nutrientes.

Pontos de atenção

A primeira indicação de Moraes é contar sempre com um tratamento de dentário profissional para sua tropa. Atualmente, este tipo de serviços de odontologia para equinos tem se espalhado por todo o País.

“Fazem parte dos procedimentos, a correção dos dentes, das pontas de esmalte, extração de dentes com fraturas”, diz Moras então assim

A avaliação dos dentes dos animais passou a ser um requisito de importância devida à própria evolução da nutrição dos cavalos, que não passam a só a comer pasto, mas alimentos que já vem cortados para eles, como o feno. 

Qual a hora de ir para o dentista?

Alguns sinais do animal podem indicar que é chegada a hora de chamar o dentista. Entre esses fatores podem estar a rejeição a embocaduras, até a perda de apetite e alterações gastrointestinais.

O especialista inclusive dá a dica de verificar se nas fezes dos animais. Se tiver muitas partículas grandes, possivelmente o animal não está mastigando direito por algum problema nos dentes. Acompanhe o trabalho e demais dicas de Moraes pelo Instagram @ricardo.moraes.vet.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: