Saiba como se livrar de moscas na baia do cavalo

Proliferação do inseto pode causar transtornos de saúde e desempenho dos animais

O Giro do Boi desta quinta-feira, 26, apresentou mais uma reportagem da série Manejo de Tropa. A reportagem traz mais dicas importantes do médico veterinário Ricardo Moraes. A recomendação desta vez era como deixar o ambiente dos cavalos livres de moscas.

A infestação desse inseto pode comprometer a concentração e o desempenho do animal. Os problemas podem ser, tanto na lida, quanto nas competições. Além disso, elas podem causar irritação, estresse e até infecções nos animais.

Por isso, o primeiro passo é manter muito bem limpas as baias e cocheiras dos animais. A partir daí, é o início para se livrar desse bicho. É essencial recolher todo o esterco das instalações.

A construção da cocheira dos cavalos também deve ficar longe de áreas de criação de animais de produção como aves e suínos. Foto: Wenderson Araujo/CNA

“Os resíduos de fezes e urina precisam ser retirados, de duas a três vezes por dia, e todo o esterco deve ser depositado em uma “esterqueira”, longe das cocheiras, para evitar a proliferação das moscas”, diz Moraes.

Além disso, outra dica importante é a instalação de iscas artificiais para atrair os insetos. Segundo Moraes, é uma estratégia bem eficiente para controlar a movimentação de moscas pela área da cocheira.

Sempre que o produtor for instalar a cocheira dos animais, também verifique que a instalação fique longe de áreas de criação de animais de produção, como aves e suínos. Acompanhe o trabalho e demais dicas de Moraes pelo Instagram @ricardo.moraes.vet.

Confira no vídeo abaixo a reportagem na íntegra: