Reviravolta no tempo no fim de semana agrada pecuaristas de boa parte do Brasil

Pancadas de chuva são esperadas para partes do Sudeste, Centro-Oeste e Sul que não recebiam precipitações nos últimos três a quatro meses

“A grande novidade é a mudança no tempo, uma reviravolta bem grande que vai trazer pancadas de chuva em grande parte do Sudeste, Sul e também áreas do Centro-Oeste que não vinham tendo chuvas nestes últimos três a quatro meses”, anunciou na previsão do tempo no Giro do Boi desta sexta, 14, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet.

“Na sexta e sábado uma nova área de instabilidade com frente fria vai se formar e vai trazer chuvas fortes para parte da Região Sul e também até o sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. A gente percebe que, no sábado, este sistema já com frente fria se desloca um pouco mais ao norte e há previsão de temporais”, apontou.

Dentro de sua participação, Schneider respondeu pergunta de telespectador de Nova Olímpia, no Mato Grosso. “Deve ter condições (de chuva). Mesmo que seja uma chuva muito localizada, mas deve ter condições de umidade e para pancadas de chuva para os próximos dias, a começar por este fim de semana, que pode atingir esta região do Centro Oeste”, elucidou. Segundo Schneider, esta umidade poderá chegar também ao sul do estado de Goiás.

Enquanto aumentam as chances de chuva, as temperaturas – tanto máximas como mínimas – deverão cair por conta da massa de ar frio. Em alguns locais, ela poderá provocar até geadas.

Segundo o meteorologista, a partir de domingo até terça-feira a na Campanha Gaúcha deve ter geada, de fraca a moderada intensidade.

Antes da queda de temperatura, entretanto, partes do Brasil deverão sofrer com tempo seco e quente até que se concretiza a virada no tempo. “Algumas áreas centrais devem ter temperaturas próximas dos 40º C e com umidade ainda baixa, pelo menos em parte do fim de semana. Esta parte Central do Brasil deve manter com tempo quente, seco, com foco de incêndio. Mas como falei anteriormente, ao final do sábado e, principalmente, domingo, as áreas do sul do Mato Grosso e também aqui de Rondônia e sul da Amazônia vão ter de volta as pancadas de chuva, mesmo que de caráter irregular, mas vão ter aumento desta umidade”, detalhou.

No entanto, mais ao Sul as chuvas devem ser mais intensas, trazendo inclusive expectativas de queda de granizo. No sábado, há um avanço desta instabilidade para o norte, passando do Rio Grande do Sul para Santa Catarina até o Paraná, que recebem aviso de cautela. Dentro dos próximos dias a expectativa é de que haja cerca de 50 mm de precipitações por dia e um acumulado de 150 mm em áreas das Regiões Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A partir da quarta-feira da próxima semana, dia 19, o sistema pode se deslocar e chegsar até o sul de Minas Gerais e Mato Grosso.

No Nordeste do País, Schneider apontou chuvas leves nos próximos dias no Recôncavo Baiano. Locais da Região Norte também deverão receber precipitações, como é normal nesta época do ano.

De acordo com o coordenador do Inmet, entre 20 a 26 de agosto as chuvas devem continuar em partes do Centro-Oeste e Sudeste do País.

+ Precipitações voltam ao Brasil Central em agosto; veja onde chove

Veja quais são as áreas que devem receber mais chuvas em agosto no Brasil

Veja a previsão completa nos dois vídeos a seguir:

 

Foto: Reprodução / Agraer-MS