DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

Régua do bem-estar animal aumenta com nova portaria de pré-abate do Mapa

Confira os detalhes na entrevista com a médica veterinária Emilia Raucci, diretora de Qualidade da JBS Friboi

As boas práticas de bem-estar animal ganham cada vez mais força no País com uma nova portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As novas normas dão mais rigor aos manejo de pré-abate no País. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Quem explorou este tema foi a médica veterinária Emilia Raucci, diretora de Qualidade da JBS Friboi. Ela esteve no estúdio do Giro do Boi nesta quarta-feira, 4.

O tema não poderia ter sido debatido num dia tão especial como o dia 4 de outubro, no qual é comemorado o Dia Mundial dos Animais.

A grande novidade foi justamente a portaria do Mapa que estabelece procedimentos humanitários de manejo pré-abate, dentre eles jejum antes do abate, o embarque de fêmeas prenhes, transporte e o treinamento do pessoal de manejo.

Apesar da portaria ser de 2021, somente agora é que ela foi regulamentada e vai garantir ainda mais bem-estar aos animais.

Benefícios do bem-estar bovino

Manejo de embarque de bovinos de corte. Foto: Divulgação
Manejo de embarque de bovinos de corte. Foto: Divulgação

O Mapa pretende reforçar que os benefícios do bem-estar bovino ultrapassem as fronteiras das fazendas e cheguem ao produto final.

O resultado é uma produção de carne bovina com pH adequado, o que reforça a qualidade em relação ao sabor, suculência, maciez, além de coloração e tempo de prateleira, segundo Raucci.

Clique aqui e conheça em detalhes as novas normas do Mapa e técnicas de pré-abate.

Excelência no bem-estar animal

Checagem de temperatura ambiente para receber bovinos nos caminhões de transporte. Foto: Reprodução
Checagem de temperatura ambiente para receber bovinos nos caminhões de transporte. Foto: Reprodução

A JBS está empenhada em promover a excelência no bem-estar animal. A JBS Friboi realiza auditorias internas regulares em suas unidades de produção, tanto presencialmente quanto por meio de sistemas de câmeras de monitoramento.

Além disso, está sujeita a avaliações externas realizadas por clientes nacionais e internacionais, bem como por organismos certificadores independentes, que garantem o cumprimento dos padrões de bem-estar animal.

A companhia investe anualmente na aquisição dos melhores equipamentos disponíveis no mercado e na contínua melhoria das instalações.

Atualmente a classificação da companhia no relatório BBFAW (Business Benchmark Farm Animal Welfare) é de tíer 3.

Esse relatório global avalia anualmente o desempenho de 150 empresas do setor de alimentos em relação ao bem-estar dos animais de fazenda, destacando nosso compromisso constante com essa causa.