CRUZAMENTO INDUSTRIAL

Vaca Guzerá: qual touro é uma boa opção de cruzamento com fêmea?

Confira as dicas do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

Para um lote de matrizes Guzerá, quais seriam as melhores indicações de touros para obter uma boa produção de bezerros de corte? Assista ao vídeo abaixo e confira essa resposta detalhada.

A dúvida veio do telespectador Diogo Aguiar. A questão também foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 7.

Ele escreveu para o Giro do Boi e diz que pensa em fazer cruzamento industrial, com foco na produção de bezerros.

Aguiar pediu dicas de qual seria o melhor cruzamento com a sua matriz Guzerá? A ideia dele é colocar um touro Nelore.

Quem deu as dicas ao produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Cruzamento entre raças zebuínas

Boi Guzerá: conheça mais sobre essa raça zebuína
Lote de vacas Guzerá em área de pasto. Foto: JMMatos

O cruzamento de zebu com zebu, é muito comum e está tendo um crescimento nos últimos anos.

“Isso está acontecendo porque o pecuarista mantém a adaptabilidade do gado no cruzamento industrial entre as raças zebuínas e também tem uma complementariedade”, diz Abreu.

É importante sempre fazer uma seleção das matrizes da raça Guzerá que estão atendendo aos aspectos reprodutivos da fazenda.

Requisitos para uma boa escolha de um touro Nelore

Lote de touros da raça Nelore em área de pastagem. Foto: Reprodução
Lote de touros da raça Nelore em área de pastagem. Foto: Reprodução

A opção de touro Nelore PO pode ser uma boa opção, sim, seja através da monta natural ou por protocolos de inseminação artificial por tempo fixo (IATF).

“É importante que esse touro tenha um lastro de informações da linhagem materna e da linhagem paterna, e, se possível, avaliações genéticas dentro do PMGZ”, diz Abreu.

Essas informações vão dar suporte ao pecuarista, atestando que o animal é um touro melhorador.

A produção será de bezerros e bezerras Guzonel. Os animais têm um desempenho muito satisfatório no sistema extensivo e intensivo, dando mais carne em menos tempo, segundo o especialista da ABCZ.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].