Será que a cruza de macho canchim em fêmeas sindi produzem bem?

Dúvida de pecuarista paulista é sobre dicas de cruzamento industrial que vão bem para a região Sudeste

No quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 29, foi respondida a dúvida do pecuarista Danilo Silva, do município de Alambari (SP). Ele pediu dicas para um bom cruzamento industrial para a região Sudeste e se ficaria bom um cruzamento de macho canchim em fêmeas sindi.

A resposta ficou a cargo do zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os Estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“Sindi e canchim são duas raças que se complementam muito bem. O sindi, que é um zebuíno de pequeno porte e quando cruzado com o canhim que é uma raça de maior porte, vai ter uma complementaridade muito grande”, diz Zadra.

Entre as qualidades das duas raças, o sindi, por exemplo, possui uma rápida terminação, ao passo que o canchim é um bimestiço formado com ⅝ de charolês, que é a raça europeia campeã em ganho de peso no mundo.

Segundo Zadra, desse cruzamento saem fêmeas muito precoces, com cio entre os 16 a 18 meses de idade. “Nesse caso, você pode jogar novamente um bimestiço ou mesmo um taurino adaptado como o bonsmara, o senepol ou caracu que vai bem”, diz Zadra.

Veja a resposta completa no vídeo abaixo:

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua pergunta sobre cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tem sobre a lida na fazenda. Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].