Imponente e com pinta de galã, o Barrosã é um gado encontrado nas terras altas do norte de Portugal, regiões conhecidas como Minho e Barroso, daí o nome, Barrosã.
É considerada uma raça de dupla aptidão, sendo utilizada para o trabalho e para a produção de carne. A raça já foi destaque do quadro “Raças a suas Curiosidades” e você pode conferir no vídeo abaixo:
O barrosã é um animal extremamente adaptado às regiões montanhosas do norte português, onde se desenvolve uma agricultura de morros e montanhas, trabalhando nas poucas leiras que existem na região, abrindo a terra e fazendo suco para o plantio.
Barrosã e sua carne com Denominação de Origem Protegida
A Denominação de Origem Protegida é uma chancela concedida ao gado produzido em uma indicação geográfica específica, determinada, regulamentada e controlada pela legislação da União Europeia.
É uma certificação que garante aos animais os mais altos padrões de qualidade e rastreabilidade da carne, assim como a padronização e preservação do sistema produtivo, beneficiamento e comercialização dos produtos, de uma região específica e limitada, aprovada pelo governo local.
O Barrosã é um animal dócil e produz uma carne muito saborosa e bastante apreciada pelo consumidor europeu.
Barrosã, o boi “bonitão”
São animais de pelagem castanha, com tendência a variar para tons mais avermelhados, apastelados ou, até mesmo, acerejados.
O que é mais marcante no Barrosã são os chifres, que se projetam para a frente e para cima, em forma de lira. Pela sua formosura, é considerado o mais belo dentre os bovinos do mundo.
O Barrosã é também uma raça milenar, um verdadeiro patrimônio genético histórico dos povos ancestrais do velho mundo, que conserva em sua carne toda herança genética, autenticidade e sabor dos primórdios da humanidade.