Quero usar TIP para engordar uma boiada Tabapuã. Por onde começar?

Criador de MG quer fazer um projeto piloto para engordar uma boiada Tabapuã e pediu ajuda com um passo a passo para começar a terminação intensiva a pasto

“Tenho uma pequena propriedade rural e gostaria de analisar a viabilidade de TIP. Podem me ajudar com um passo a passo? É um projeto piloto com animais Tabapuã, em que será feita a engorda dos bovinos. O objetivo é deixar no pasto até iniciar o período da seca e depois fazer a alimentação via cocho”, contou o pecuarista Andrey Nunes, com propriedade em Itabira-MG.

+ Webinar analisará viabilidade do 1º giro de confinamento em 2021

+ Assista o Webinar Giro do Boi – Terminação Intensiva a Pasto (TIP) – Do pasto ao prato

No Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta sexta-feira, dia 29, o zootecnista e mestre em produção e nutrição de ruminantes Rodrigo Lopes, consultor técnico da Trouw Nutrition Bellman, prestou auxílio ao produtor rural com este passo a passo para começar a fazer a TIP – terminação intensiva a pasto – em sua fazenda.

+ Pequena propriedade pode ter resultado de “gente grande” com semiconfinamento

AVALIE O LOTE

“Como primeiro passo, juntamente com um profissional capacitado, avalie a condição dos seus bovinos, selecione aqueles aptos para o tratamento e a quantidade”.

DEFINA A ÁREA

“Como segundo passo, defina a área da sua propriedade em que será realizado esse tipo de tratamento com base na massa de forragem e, como consequência, na capacidade de suporte. Nesse tipo de tratamento, nós podemos trabalhar com até dez bovinos por hectare, dependendo da massa de forragem”.

Quantas cabeças cabem no semiconfinamento e na terminação intensiva a pasto?

PLANEJANDO A DIETA

“O terceiro passo é planejar a dieta total com base no pasto e nos insumos disponíveis na sua região. De forma geral, nós vamos precisar de uma fonte de fibra, de forragem, que no caso vai ser o pasto, e um ingrediente concentrado que deve ser formulado baseado em ingrediente energético – pode ser um milho, a casquinha de soja ou polpa cítrica – um farelo proteico – que no caso pode ser farelo de soja, de algodão de amendoim ou DDGureia, macro e microminerais, vitaminas e aditivos”.

Conheça os principais coprodutos para engordar o gado e como usá-los

“De forma geral, esse concentrado pode ser fornecido na faixa de 1,8 a 2,2% do peso vivo. Isso depende da massa de forragem do pasto. E não se esqueça da transformação de matéria seca para matéria original. Se você preferir fazer esse concentrado na fazenda, você vai ter que ter estrutura de fábrica de ração ou você pode adquirir de algum fornecedor também da sua região”.

+ Tem hora certa do dia para dar o trato do semiconfinamento e da TIP?

ANÁLISE FINANCEIRA

“Após esses passos, você vai ter que fazer análise financeira do negócio. Para facilitar esses cálculos, eu disponibilizei uma planilha em que você vai poder encontrar o custo da arroba produzida e o saldo da atividade. Se com esse custo o saldo for satisfatório a você, você pode seguir em frente, pode ainda rever a formulação ou decidir por outra estratégia. Essa planilha é bem simples e nela você pode adicionar outras variáveis, tais como a produção de arrobas por hectare e o custo do boi magro. Este último, juntamente com o custo de aquisição dos insumos, são de extrema importância no sucesso dessa atividade”.

+ Baixe aqui a planilha de análise financeira da TIP em arquivo para Excel

+ Baixe aqui a planilha de análise financeira da TIP em PDF

+ Veja como sua fazenda de recria e engorda pode faturar R$ 1.700 por hectare

DIETA DE ADAPTAÇÃO

Definido isso, organize a dieta de adaptação juntamente com seu técnico, com um profissional capacitado. Nesse tipo de tratamento nós buscamos ganhos de carcaça semelhantes ao de confinamento convencional, ou seja, um quilo de carcaça por dia, ou de uma arroba em 15 dias. Dependendo da dieta, a TIP, comparada ao confinamento convencional, pode render ganho de peso vivo um pouco menor, um rendimento de carcaça um pouco maior e um maior rendimento do ganho também”.

+ Saiba como fazer aclimatação e adaptação de bovinos ao confinamento

TREINE SUA EQUIPE, PREPARE SUA FAZENDA

“Após esses pontos, nós vamos para […] a capacitação da sua equipe na fazenda e estrutura também do piquete, da área que será realizado esse tratamento, como estrutura de cocho, de fábrica de ração, estrutura de bebedouro e outros”.

PROTOCOLO DE ENTRADA

“Realize o manejo sanitário nesses bovinos, como vacinação e vermifugação antes do tratamento e também a pesagem”.

GESTÃO EM TEMPO REAL

“Como último passo, nós devemos colocar tudo isso em ação, acompanhar e realizar ajustes caso necessários”.

Diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

Confira a participação completa de Rodrigo Lopes no Giro do Boi Responde: