Que estratégia usar para produzir carne a partir de vacas mestiças Girolando e Tabapuã?

Criador do interior de Minas Gerais quer saber como direcionar o seu sistema, se possível, para o abate tanto de machos quanto de fêmeas

O criador Matheus Pereira Soares, de Laranjal, em Minas Gerais, quer saber que estratégia utilizar para produzir carne a partir de fêmeas mestiças de Girolando com touro Tabapuã que possui atualmente em seu plantel. Ele disse que deseja fazer cruzamento terminal, ou seja, abater tanto machos quanto fêmeas.

O zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, esclareceu o cenário para o produtor.

O especialista reforçou que a principal estratégia é utilizar touros provados nas matrizes para ter certeza de que os animais nascidos terão qualidade superior. “Está tendo uma demanda crescente por este produto oriundo da pecuária de corte junto à pecuária leiteira e, dentro desse procedimento, o interessante é você estar utilizando um touro que tenha referência de registro, porque dá acuidade das informações dele e também, se possível, com avaliação genética para que você tenha confiança de que você está utilizando um touro melhorador da raça Tabapuã”, afirmou.

+ O touro Tabapuã vai bem na cruza com vacas leiteiras em região montanhosa?

“Em cima desse produto (vacas F1 Girolando x Tabapuã), já que o seu sistema de produção é para carne, você pode utilizar novamente um outro touro da raça Tabapuã ou algum outro touro PO das raças zebuínas, porque você vai manter um pouco de heterose, que é a complementaridade entre as raças. […] Com certeza essa complementaridade entre as raças vai disponibilizar ao seu sistema de produção realmente animais mais pesados, seja para você vender na cria, na desmama ou no ciclo completo”, sustentou o especialista.

Vou manter volume de produção de leite cruzando vacas Girolando com Tabapuã?

Mais uma vez, Abreu ressaltou que tão importante quanto definir a raça é selecionar a dedo o indivíduo que vai representar a raça nos cruzamentos. “Além dessa questão do seu sistema estar utilizando essas raças, se preocupe com os indivíduos, isto é, faça seleção das suas melhores fêmeas Girolando na sua produção, mas sempre utilizando um touro de raças zebuínas registrados PO e também com avaliação genética superior, que é a garantia de que você vai ter incremento na sua produtividade”, confirmou.

+ No cruzamento, encontrar touro ideal é mais importante do que escolher raça

+ Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

É boa ideia cruzar vaca Girolando com taurino tropical para ter bezerro de corte?

Vale a pena cruzar vacas Girolando com touro Braford?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do especialista está disponível pelo player a seguir: