CONFRARIA DA CARCAÇA

Nelore: provas de desempenho buscam genética de touros de carne premium

Confira os destaques do Dia de Campo 2023 promovido pela Associação Confraria da Carcaça Nelore (ACCN)

A raça Nelore ganha mais respaldo pela busca de bovinos que produzem carne premium, com mais marmoreio e que coma menos e engorde mais. Assista ao vídeo abaixo e confira esta história na íntegra.

Este foi o grande destaque das provas de desempenho que ocorreram no mês passado. Mais de 400 entusiastas da raça Nelore se reuniram para uma experiência única no Dia de Campo 2023, promovido pela Associação Confraria da Carcaça Nelore (ACCN).

O evento foi uma verdadeira celebração da produção de carne de alta qualidade. Nomes renomados da pecuária compartilharam conhecimentos sobre mensuração, avaliação técnica e resultados, tudo em prol da busca por carne cada vez mais saborosa, macia e suculenta.

O encontro culminou em uma confraternização que incluiu a degustação dessa carne aprimorada.

“Nosso foco na Confraria é a qualidade da carne. Queremos disseminar essa mensagem por todo o Brasil”, destacou o pecuarista Shiro Nishimura, presidente da ACCN.

Avaliações do Nelore tem chancela da ABCZ

pecuarista Shiro Nishimura, presidente da ACCN. Foto: Divulgação/ACCN
pecuarista Shiro Nishimura, presidente da ACCN. Foto: Divulgação/ACCN

No dia 22 de Julho, a Confraria da Carcaça Nelore apresentou os resultados da Prova de Eficiência Alimentar, com a chancela da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

A seleção dos 130 animais participantes foi baseada em três pilares: Fenótipo, Ultrassonografia de Carcaça e Eficiência Alimentar.

Os 10 melhores, que cumpriram todos os critérios, foram selecionados para testes de progênie. O sêmen desses animais será compartilhado entre os membros da Confraria.

Reconhecimento dos touros Nelore

Detalhe de cortes de bovinos Nelore de alto marmoreio. Foto: Facebook/Fazenda Araponga
Detalhe de cortes de bovinos Nelore de alto marmoreio. Foto: Facebook/Fazenda Araponga

Os animais nas posições 11ª a 15ª também receberam reconhecimento da ABCZ.

A prova foi conduzida pelo Professor J.Augusto II – FMVZ / Unesp – Botucatu-SP, com a DGT Brasil responsável pela medição de Ultrassonografia de Carcaça.

A seleção dos animais teve a expertise dos jurados Célio Arantes Heim, Irineu Gonçalves, José Arnaldo Borges Mendes e Luiz Bonilha, todos da ABCZ.

Animais campeões da prova de eficiência alimentar

No Centro de Performance Humberto de Freitas Tavares, na Central Bela Vista em Botucatu-SP, os animais campeões da prova de eficiência alimentar foram apresentados aos convidados, criadores e membros da Confraria de todas as regiões do Brasil.

Também participaram representantes das Centrais de sêmen. Foi um momento de reconhecimento e celebração da excelência na produção de carne de qualidade.