Conheça agora o boi do bife de ouro, o japonês Wagyu. Você compraria um quilo de carne por mil reais desse gado? Assista o vídeo abaixo e confira os detalhes curiosos dessa raça.
O gado dos cortes de carne mais valiosos do mundo foram destaque no quadro Raças e suas Curiosidades desta sexta-feira, 25.
O quilo da carne deste animal chega a ser vendido por 8 vezes o valor de uma carne premium como a do angus, que já é considerada de alto valor comercial
O principal motivo é o alto grau de marmoreio da carne do Wagyu.
Origens do gado Wagyu
Esta raça bovina foi migrada da Europa para a Ásia e chegou no Japão no século dois.
A princípio, o animal era bastante usado como tração nas lavouras de arroz.
O bovino Wagyu foi o resultado do cruzamento com diversas raças, e o nome representa sua própria origem “wa”, que significa “do japão”, e “gyu”, que quer dizer “gado”, ou seja, o nome do bovino quer dizer literalmente “gado do Japão”.
Gado vira patrimônio cultural japonês
O bovino se tornou tão especial para o povo japonês, que em 1997, a raça foi considerada patrimônio cultural do país.
Outra curiosidade é que nas terras orientais acreditava-se que se os bois fossem alimentados com cerveja e recebessem massagem, a carne se tornaria ainda mais macia, suculenta e saborosa.
No entanto, nada disso foi comprovado. Hoje em dia, o gado Wagyu se alimenta de grãos ricos em amido como milho, sorgo, arroz, trigo e a própria cevada.
Linhagens da raça japonesa
Ao longo das diversas regiões do Japão, transportar o gado de um lugar para outro seria quase impossível por causa dos lugares montanhosos.
Este foi o motivo que fez com que cada lugar desenvolvesse uma linhagem própria do gado.
As linhagens da raça do bovino japonês mais conhecidas são o Black Wagyu e Red Wagyu.
Porte médio dos bovinos Wagyu
Os animais podem ter pelagem preta ou marrom avermelhada, e geralmente são abatidos aos 30 meses, quando alcançam um peso de 650 quilos.
No desmame o Wagyu chega a pesar 200 quilos e ao fim da engorda fica entre os 500 e 550 quilos. o rendimento de carcaça desse animal pode chegar a 57%.
A chegada do Wagyu no Brasil
O Wagyu chegou ao Brasil em meados dos anos 1990. Os primeiros exemplares foram dos donos da Yakult.
Até hoje a empresa ainda preserva a sua base genética, criando pouco mais de 350 cabeças numa fazenda localizada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
Já existem diversos criadores oficiais certificados pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos das Raças Wagyu (ABCRW).
Atualmente são quase 50 criadores que possuem um rebanho registrado de sete mil animais puros.