Quero cortar meu Capiaçu agora para servir na seca. Como devo fazer?

Produtor de Nova Andradina-MS quer saber se sua ideia de cortar e triturar o capim para fazer silagem de Capiaçu está correta; veja resposta do agrônomo

O engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq e consultor do Circuito da Pecuária, atendeu um telespectador de Nova Andradina no Giro do Boi Responde desta terça, 11. A dúvida foi a respeito de silagem de Capiaçu.

Conforme disse em sua mensagem Maurício Ramos, de Nova Andradina-MS, ele pretende cortar e triturar o Capiaçu para depois ensacar. Em seguida, a ideia é usar esse material no período seco do ano. Assim, o produtor pergunta se sua ideia está correta.

De acordo com Pires, o modelo é o mesmo que o de uma silagem de capim. “Procure picar a massa com no máximo 1 a 1,5 centímetro, não mais do que isso. Na hora que você for estocar, antes disso, procure adquirir numa loja de produtos agropecuários inoculantes específicos para capim. Tem muitos hoje no mercado que são bons”, recomendou.

Além disso, o consultor orientou que o pecuarista dilua o inoculante em água e faça a pulverização sobre a massa de capim. “O inoculante é uma bactéria viva que auxilia no processo de fermentação”, salientou.

ENSACANDO A SILAGEM

Em seguida, o agrônomo alertou a respeito dos bolsões de ar dentro dos sacos de silagem de Capiaçu. “Muito cuidado para não deixar bolsão de ar dentro do saco. Vai socando o material e cuidado para não rasgar o saco porque o seu material vai passar por uma fermentação inicialmente aeróbica, que vai consumir todo o ar que tem lá dentro. E depois, ele estando bem fechadinho, entra numa fase anaeróbica, que é sem ar”, explicou.

Em suma, o produtor deverá ter a silagem de capim à disposição pouco mais de um mês depois. “E aí, bem fechado, você deixa o material guardado lá. 30 a 40 dias depois, seu material já estará pronto para ser consumido pelo gado.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, veja as dicas do consultor sobre produção de silagem de Capiaçu pelo vídeo a seguir:

Foto: Antônio Vander Pereira / Reprodução Embrapa