Que quantidade mínima de nitrato de potássio eu posso jogar no pasto com ureia?

Especialista em nutrição fez suas recomendações, mas lembrou que produtor pode até cortar o custo pela metade fazendo análise de solo

A pergunta veio de Novo Mundo, em Mato Grosso. “Qual a quantidade de nitrato de potássio por hectare para jogar no pasto misturado com ureia?”, questionou o telespectador Washington Carvalho.

Foi o pecuarista Tiago Felipini, zootecnista consultor da Alcance Planejamento Rural e especialista em nutrição quem ajudou Carvalho com sua dúvida.

“Sua pergunta é muito interessante, mas sem análise de solo não dá para responder com precisão”, lamentou Felipini.

“O ideal é que você colete de seu solo amostras de 0 a 20 cm de profundidade em dez a 12 pontos diferentes, envie para um laboratório que esteja mais próximo de você e que seja idôneo e faça uma análise de solo completa. Tendo essa análise em mãos, envie para o Giro do Boi e a gente responde essa pergunta para você!”, disponibilizou-se.

+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?

Ainda assim, Felipini revelou qual seria uma dosagem mínima segura dos elementos para o produtor devolver nutrientes para o solo. “Uma dose mínima que você pode usar nessa adubação – caso você não tenha tempo para esperar ou não se importe em gastar um pouco a mais se o seu solo tiver potássio – são 200 kg por hectare. […] Você vai estar colocando uma quantidade razoável de nitrogênio no solo”, apontou.

O especialista justificou a importância de fazer análise do solo. “É possível misturar a ureia com outros adubos, outras fontes de adubo que podem sair por até metade do preço dessa adubação que você está pensando em gastar. Daí a necessidade de você coletar o seu solo, analisar e mandar para nós. Eu vou aguardar você fazer esse trabalho e mandar para nós. Como o maior prazer a gente vai prescrever para você essa adubação!”, disse o solícito consultor Tiago Felipini.

+ Aprenda a fazer adubação de pasto

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do pecuarista e zootecnista segue no vídeo abaixo: